Já se encontra disponível o volume 4, número 1 da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Esta edição, coordenada por Moisés de Lemos Martins e Zara Pinto-Coelho, é subordinada ao tema “Fluxos e caminhos na cultura visual”.

“Ao longo dos últimos anos, as práticas de produção de imagens (por exemplo, fotografar, filmar, editar, desenhar) têm sofrido múltiplas transformações relacionadas com o crescente diálogo entre tecnologias visuais digitais, plataformas de redes sociais, vídeos/sites e aplicativos de partilha de imagens. Este diálogo está a possibilitar o desenvolvimento de novas formas de visualidade e, consequentemente, de novas práticas, dentro e através de uma variedade de campos, online e offline.
Neste volume, interrogamos criticamente a amplitude e a riqueza dessas mudanças, como estão incorporadas na sociedade e na vida do quotidiano, as suas implicações sociais, políticas, culturais, estéticas e poéticas e o seu impacto na redefinição contínua do funcionamento do visual e do seu lugar nas sociedades contemporâneas.
Na designação do tema deste número da revista, dedicado à cultura visual, incluímos a figura do fluxo, que é uma metáfora da vida. Fluxo e vida tendem ambos a desenvolver-se na tensão entre equilíbrio e desequilíbrio, entre harmonia e desarmonia. Vivências e experiências são fases da corrente que é a duração de uma vida.” [Nota introdutória]

Acesso gratuito à revista.

 

Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 4 nº 1 – Fluxos e caminhos na cultura visual