“(Post) Colonial Images: an intermedial approach” é o título do evento científico que Maria do Carmo Piçarra está a organizar na Universidade de Reading, no Reino Unido e que se realizará no dia 21 de junho.

Maria do Carmo Piçarra, investigadora do CECS, apresentará um trabalho sobre a construção de uma nova “comunidade imaginada”, onde as “províncias” coloniais de Portugal desempenharam um papel central para a ditadura do Estado Novo.

Com o objetivo de “reimaginar” o colonialismo português e a independência africana, Maria do Carmo procurará analisar algumas abordagens intermediárias a acontecimentos traumáticos. Na sua apresentação fornecerá uma análise da iconografia da situação colonial portuguesa.

A investigadora começará com uma visão geral das representações dos filmes de propaganda da ditadura portuguesa, focalizando o primeiro filme de ficção de propaganda colonial, O Feitiço do Império (1940), e, em retrocesso, no primeiro filme de ficção moçambicana “Mueda, Memory e Massacre” (1979). Depois de analisar as duas sequências de reencenação nesses filmes, irá compará-las com sequências de dois filmes proibidos: “Portugueses” – Catembe (1965), e “Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras…” (1972). Por fim, apresentará uma análise ao filme anti-colonial, Monangambé, de Sarah Maldoror (1968), procurando discutir as continuidades, mas também as imagens cinematográficas, os dissensos, os limites e o poder da representação.

Mais informação aqui.

(Post) Colonial Images | Universidade de Reading | 21 de junho

Deixe uma resposta