No próximo dia 24 de maio, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do ICS, terá lugar a sessão conjunta dos seminários permanentes de Comunicação e Diversidade e de Educação para os Média dedicada ao tema “Narrativas multimodais e diversidade cultural: alteridade, identidade e educação para os média”.

Mariney Pereira Conceição, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, apresentará uma comunicação sobre “Identidades sociais e comunicação intercultural: narrativas multimodais na educação para os média na contemporaneidade” e Ana Cristina Pereira, do CECS, falará sobre “Um enorme passado à nossa frente: identidade e alteridade no cinema em Portugal e em Moçambique”.

Mariney Pereira Conceição é Pós-doutora pelo Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB. As suas áreas de atuação envolvem identidades sociais, narrativas multimodais e educação para os média. Publicou vários artigos em revistas especializadas, livros, coletâneas e capítulos de livros em sua área de estudos. É líder do Grupo de Pesquisa “Narrativas de aprender e ensinar: identidades, crenças e experiências” (UnB/Cnpq). Atua, ainda, como consultora junto a órgãos ligados à educação, como a CAPES, Ministério da Educação e Comissão Fulbright.

Ana Cristina Pereira é doutoranda em Estudos Culturais no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. É mestre em Ciências da Educação, com especialização em Sociologia da Educação pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Teatro, especialização em Estudos Teatrais pelas ESTC de Lisboa e ESMAE do Porto. Os seus principais interesses de investigação são: cinema, identidade, alteridade, raça, representações sociais e memória cultural.

A sessão será moderada por Rosa Cabecinhas, professora no Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Atualmente é diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na mesma universidade. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e integra várias associações nacionais e internacionais nas áreas da comunicação, psicologia, educação e estudos culturais.

Narrativas multimodais e diversidade cultural: alteridade, identidade e educação para os média

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *