Decorrerá, no próximo dia 24 de maio o Seminário “Análise de Discurso e Crítica Sócio-Política”, dinamizado pela Professora Anabela Carvalho (CECS/UMinho).

Com início marcado para as 10h00, na sala de reuniões do ICS, este seminário será centrado na Análise Crítica de Discurso, sendo apresentadas assunções e conceitos fundamentais dos Estudos do Discursos e discutidas as abordagens propostas por diferentes autores. Será também analisado o sentido da ‘crítica’ em Análise Crítica de Discurso. Todas as questões serão ilustradas com recurso a exemplos concretos tanto em termos de objetos de estudo como do seu tratamento em diversas formas de investigação.

Anabela Carvalho (PhD, University College London) é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde lecciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente; Comunicação Internacional; e Comunicação Política. A sua investigação centra-se nos domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento politico, com particular incidência no tema das alterações climáticas.

É autora e/ou organizadora de livros como As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos (2011); Climate Change Politics: Communication and Public Engagement (com T.R. Peterson; 2012); e Citizen Voices: Performing Public Participation in Science and Environment Communication (com L. Phillips e J. Doyle, 2012), entre outros, bem como de vários números temáticos de revistas científicas, e de mais de uma centena de artigos científicos e capítulos de livros. Foi ‘Associate Editor’ da revista Environmental Communication (2010-2012), desempenhando actualmente a mesma função na revista Frontiers in Communication: Science and Environmental Communication, e faz parte dos Conselhos Editoriais das revistas Journal of Communication, Environmental Communication, MedieKultur, Disertaciones, Desenvolvimento e Maio Ambiente, Comunicação Pública, e Comunicação e Sociedade.

Anabela Carvalho é co-fundadora e ex-Presidente e Vice-Presidente da Secção de Comunicação de Ciência e 2007-2014), bem como co-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e ex-membro eleita do seu Board of Directors (2011-2015). Integra o Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Actualmente, é Directora do Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade.

Seminário “Análise de Discurso e Crítica Sócio-Política”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *