No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2019, os estudantes do 2º ano do curso de doutoramento em Estudos Culturais do Instituto das Ciências Sociais e do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho aliaram-se à iniciativa, promovendo um Encontro com o título – “ Santuário do Bom Jesus do Monte: Visões Transversais”-, enquadrado na temática: Artes Património e Lazer.

No ano em que o conjunto arquitetónico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus do Monte passou a integrar a Lista da UNESCO como Património da Humanidade e, porque esta inscrição não é o final do caminho mas o princípio de uma nova aventura, urge fazer uma reflexão acerca da dimensão territorial e cultural que esta inscrição poderá ter, no sentido de dinamizar o seu carácter material e imaterial e as formas que pode revestir a sua fruição e salvaguarda. Neste contexto, assinalando a importância dos Estudos Culturais na definição de uma política cultural de responsabilidade e pedagogia, reunimos um painel de convidados para um debate em diferentes pontos de vista – Artes, Património e Lazer.

O evento irá realizar-se no dia 10 de outubro de 2019, das 14h00 às 17h30, na “casa do conhecimento”, junto à Biblioteca Geral da Universidade do Minho, Campo de Gualtar, Braga, tendo entrada livre sujeita a inscrição prévia. Durante o coffee break decorrerá uma exposição multimédia de fotografias. No dia 12 de outubro pelas 10h30 realizar-se-á uma visita guiada ao Santuário de Bom Jesus de Braga com encontro no local pelas 10h.

Para o Encontro, confirmamos a participação de Carla Queirós (ESE/PP); Albertino Gonçalves (ICS/UMinho), António Ponte (DRCN), Miguel Bandeira (CMB) e Varito Pereira (Confraria do Bom Jesus do Monte). São moderadores/comentadores do evento, Alessandra Silveira (ED/UMinho) e Carlos Pazos-Justo (ILCH/UMinho).

Jornadas Europeias do Património 2019

Deixe uma resposta