Terão lugar, no próximo dia 18 de outubro, duas aulas abertas no âmbito do Doutoramento em Estudos Culturais com Margarita Ledo Andión e Miguel de Barros.

Da parte da manhã, pelas 9h15, na sala de atos do ICS, Margarita Ledo Andión falará sobre “O corpo e a câmara”.

Às 17h00, na mesma sala, Miguel de Barros apresentará uma comunicação sobre “Políticas culturais, inclusão e sustentabilidade”.

Margarita Ledo Andión é catedrática do Grupo de Estudos Audiovisuais e dirige o projecto de I+D+i Patrimonio Cultural Inmaterial: Para un programa europeo de subtitulado en linguas non-hexemónicas,  que é continuación do que finalizou em 2015: Cara ao espacio dixital europeo. Coordena a série Para unha historia do cinema en Lingua Galega, cujos dois primeiros volumes foram publicados pela Editorial Galaxia (Vigo) nos anos 2018 e 2019. A suas  linhas de pesquisa passam pela produção  e acesso a bens culturais desde a diversidade e as políticas de comunicação as teorias feministas nos universos da criação e expressão. Recebeu o Prémio Nacional da Cultura Galega 2008 en Cine e Audiovisual, o prémio Otero Pedrayo 2017 e  é membro da Real Academia Galega.

Miguel de Barros é sociólogo guineense, graduou-se em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, onde também se especializou em planeamento. Trabalhou em órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África. As suas investigações abordam temas como juventude, voluntariado, sociedade civil, meios de comunicação social, direitos humanos, segurança alimentar, migração humana, literatura e rap. Foi eleito pela Confederação da Juventude da África Ocidental (CWAY) a personalidade mais influente do ano de 2018. Também recebeu o prémio humanitário Pan-Africano de Excelência em Pesquisa e Impacto Social.

Doutoramento em Estudos Culturais organiza duas aulas abertas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *