Teve lugar, no passado dia 18 de outubro, uma aula aberta no âmbito do Doutoramento em Estudos Culturais com Miguel de Barros.

Miguel de Barros deu início a uma sessão sobre “Dinâmicas culturais e ativismos”, pedindo a participação dos presentes. Fazendo de uso de pedagogias participativas, Miguel de Barros ofereceu um quadro de análise integrativo sobre dinâmicas culturais e ativismos, ilustrando com exemplos concretos de diversos projectos de intervenção. Cada um dos participantes foi convidado a escrever palavras num quadro. As palavras escolhidas serviram de mote para o debate.

Miguel de Barros | Sociólogo guineense, graduou-se em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, onde também se especializou em planeamento. Trabalhou em órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África. As suas investigações abordam temas como juventude, voluntariado, sociedade civil, meios de comunicação social, direitos humanos, segurança alimentar, migração humana, literatura e rap. Fundou a Corubal, cooperativa de divulgação de obras científicas e culturais no país.
É Diretor executivo da organização não governamental Tiniguena, dedicada à preservação do meio ambiente na Guiné-Bissau, vencedora do Prémio Equador 2019, atribuído pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2019. É a primeira vez que uma uma iniciativa de um país africano vence o Prémio Equador, que distingue soluções inovadoras para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Miguel de Barros foi eleito pela Confederação da Juventude da África Ocidental (CWAY) a personalidade mais influente do ano de 2018. Também recebeu o prémio humanitário Pan-Africano de Excelência em Pesquisa e Impacto Social.

Aula Aberta com Miguel de Barros: “Dinâmicas culturais e ativismos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *