O Colégio Doutoral Tordesillas (CDT) em “Linguagens, Sociedade e Culturas”, coordenado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade de Salamanca, promove a mobilidade discente e docente. Este ano foram abertas bolsas de mobilidade discente que permitiram experiências de mobilidade aos estudantes do Doutoramento em Estudos Culturais. Entre as diversas atividades destaca-se a realização de um encontro na abertura do novo ano letivo em São Paulo, no qual  as doutorandas Marcella Iole e Patrícia Posch conversaram sobre suas vivências e experiências como investigadoras na Universidade do Minho, em Portugal.

1

Marcella Iole, primeira doutoranda da Universidade Presbiteriana Mackenzie a participar do programa de mobilidade discente do CDT, partilhou com os alunos um pouco da sua experiência como estagiária no Programa de Doutoramento em Estudos Culturais da Universidade do Minho, coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) em colaboração com o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH). “Foi muito gratificante poder compartilhar com meus colegas as experiências que tive com os grupos de pesquisadores de diversas áreas centrados nas questões identitárias, culturais e literárias”, afirmou Marcella. “Espero ter contribuído para que cada vez mais pesquisadores possam, assim como eu, ter a oportunidade de envolverem-se nas atividades promovidas pelas instituições participantes do CDT, que tanto contribuem para o aperfeiçoamento de suas pesquisas”, complementou. Já Patrícia Posch, aluna do Doutoramento em Estudos Culturais na Universidade do Minho, em Portugal, apresentou a pesquisa que desenvolve atualmente no âmbito do programa doutoral sobre os imigrantes brasileiros em Portugal, e falou também sobre a importância e as vantagens da mobilidade discente entre as universidades no contexto do Colégio Doutoral Tordesillas. “Esse intercâmbio de culturas e saberes é uma experiência muito enriquecedora nas pesquisas científicas em diversos níveis, uma vez que amplia o nosso horizonte para novos contextos e referências”, alegou a doutoranda.

2
As doutorandas partilharam suas experiências com uma turma do Colégio Doutoral Tordesillas (CDT) em Linguagens, Sociedades e Culturas.
Mobilidade discente no âmbito do Colégio Doutoral Tordesillas

Deixe uma resposta