No próximo dia 26 de março, pelas 14h30, terá lugar o próximo Seminário Doutoral de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Luís Fernandes, Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, é o convidado; “Etnografia: considerações sobre o método e reflexões sobre uma prática” é o tema.

Luís Fernandes é Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde leciona desde 1985 e dirigiu entre 2005 e 2017 o Centro de Ciências do Comportamento Desviante. É também coordenador da área de comportamento desviante e justiça no mestrado em temas de psicologia da FPCEUP. Luís Fernandes é membro do Conselho Nacional de Psicólogos e da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É também membro do Conselho Científico e Editorial da U.Porto Press (editora da Universidade do Porto).
O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caracterização do fenómeno droga em contexto urbano – uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e de produção de desigualdades.
No campo interventivo, tem dado especial atenção às estratégias de controle social da desviância e às políticas de redução de riscos e minimização de danos
Nos últimos anos tem desenvolvido interesse no campo da corporalidade (imagem corporal; corpo vivido; embodyment; fenómenos corpomente).

A sessão decorrerá através da plataforma Zoom.

Seminário doutoral sobre “Etnografia: considerações sobre o método e reflexões sobre uma prática”