Terá lugar, no próximo dia 24 de maio, pelas 16h00, a sessão “Entre o colonial e o pós-colonial. A etnicidade em Angola”, com Vasco Martins (CES, Universidade de Coimbra).

Na sessão será apresentado o livro Colonialism, Ethnicity and War in Angola, com os comentários de Francisco Mendes (Lab2PT, Universidade do Minho), Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho) e Jacob Lussento Cupata (Universidade Katyavala Bwila, Angola).

O livro explora o impacto da mudança social, política e económica no maior grupo étnico do país, o Ovimbundu. Baseado em extenso trabalho de campo conduzido em Angola, incluindo testemunhos orais e histórias de vida, observação de participantes, e materiais de arquivo, este livro muda o ponto de vista do empreendimento colonial, da política internacional e dos alinhamentos ideológicos para se concentrar nas experiências e respostas africanas. O autor analisa as transformações introduzidas pelo cristianismo e a colonização e como estas contribuíram para politizar noções modernas de identidade étnica, criando imaginários comunitários que se começaram a manifestar durante a guerra anticolonial angolana. Explica então como a tecelagem desta paisagem etno-política ajudou a UNITA a mobilizar partes significativas do Ovimbundu durante a guerra civil, aprofundando essencialmente a crença popular no axioma Ovimbundu-UNITA, e como esta última criou um imaginário nacional que ecoou anseios sociais e discursos morais. O livro explora então as ligações entre etnicidade, política e guerra sobre a qualidade da cidadania do pós-guerra em Angola, particularmente sobre a integração das pessoas na cidadania ou a marginalização da mesma. Articulando uma leitura da etnicidade que liga a alta política e as explicações baseadas na elite com o modo como as pessoas comuns se sentem e discutem etnicidade, política e cidadania, este livro será de interesse para estudiosos da história e da política africanas, bem como da etnicidade e do nacionalismo.

Tratando-se de um evento em formato híbrido, a sessão terá lugar na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e será emitida via Zoom.

Sessão “Entre o colonial e o pós-colonial. A etnicidade em Angola”