Seminários
Manuel Gama e Maria José Brites foram protagonistas na segunda sessão dos Seminários Doutorais 2016-2017

24 de março de 2017

Os protagonistas da segunda sessão dos Seminários Doutorais 2016-2017, que teve lugar no dia 24 de março (10h30), na sala de reuniões do ICS-UMinho, foram Maria José Brites e Manuel Gama, ambos bolseiros de pós-doutoramento FCT-CECS.
Manuel Gama, investigador do CECS (Grupo Estudos Culturais), é doutorado em Estudos Culturais, coordenador do Observatório de Políticas Culturais e Artísticas do CECS, docente no IPVC desde 2009, encenador, gestor cultural e ator desde 1994, abordou a temática do “Mapeamento de redes culturais”. Maria José Brites, que também é investigadora do CECS (Grupo Média e Jornalismo), doutorada em Ciências da Comunicação e docente da Universidade Lusófona do Porto, para além de animadora do blog ANLite Media (https://anlitemedia.com/), falou sobre “Investigação participativa sobre jovens e notícias”.
Organizados pelo CECS e pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho, com estes seminários pretende-se melhorar as competências metodológicas dos alunos, promover a reflexividade nas práticas de orientação, e a troca de experiências entre investigadores e entre investigadores e alunos.

DSC_0004

 

 

 

 

 

 

Ação de formação complementar sobre “Reflexividade e prática científica” com Manuela Ivone Cunha

22 de março de 2017

A investigadora Manuela Ivone Cunha ministrou, no dia 22 de março (16h30-19h30), uma formação sobre “Reflexividade e prática científica”, integrada no ciclo de ações complementares, no quadro do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”. Decorreu no pequeno Auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Organizadas pelo CECS, estas ações são dirigidas aos alunos das quatro edições do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” e destinam-se, preferencialmente, aos doutorandos do curso, mas também a alunos de formação pós-graduada das instituições pertencentes ao consórcio.
Até junho, estão marcadas mais duas ações, sendo que a próxima decorrerá no dia 13 de maio e será protagonizada por Alberto Sá (“Pesquisa bibliográfica, normas de cutação e gestão digital de referências (Endnote/Mendeley)”.
Toda a informação, aqui.

2sessao_doc_fct

 

 

 

 

 

 

Tertúlia sobre Comunicação e Mediação Intercultural

21 de março de 2017

Teve lugar no dia 21 de março uma tertúlia intitulada “Comunicação e Mediação Intercultural”. A iniciativa, que decorreu no quadro do Seminário Permanente Comunicação e Diversidade do CECS, assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (ONU).

Foram intervenientes nesta tertúlia Cristina Milagre, coordenadora do Núcleo para o Diálogo Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações, Elisabete Pinto da Costa, diretora do Instituto de Mediação de Conflitos da Universidade Lusófona do Porto, e Margarida Morgado, diretora do Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A sessão foi dinamizada por Ana Maria Silva e Rosa Cabecinhas, ambas investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

 

tertulia_21marco_1

 

 

Seminário Permanente  de Comunicação &  Diversidade do CECS

21 de fevereiro de 2017

Com o título “Ilha de Moçambique: onde a diversidade constrói a identidade” realizou-se no dia 21 de fevereiro, às 14h30, na Sala de Atos do ICS da Universidade do Minho, mais uma sessão do Seminário Permanente Comunicação e Diversidade do CECS, dinamizada desta vez por Lurdes Macedo, investigadora de pós-doutoramento do CECS.


Lurdes Macedo

 

 

 

Seminário Permanente de Comunicação & Diversidade do CECS

22 de novembro de 2016

Realizou-se no dia 22 de novembro de 2016 (14h30), na sala de reuniões do ICS-UMinho, uma sessão do Seminário Permanente de Comunicação & Diversidade do CECS. Foi dinamizada por Carla Cerqueira e Renísia Filice (Professora na UnB/Brasil), com a discussão do texto de Gayatri Spivak “Can the subaltern speak?”.

80_sem_div_2 80_sem_div_1

 

 

Seminário Internacional e Interdisciplinar “Viver em|a mobilidade: Rumo a Novas Culturas de Tempo, Espaço e Distância”

10 e 11 de novembro de 2016

Realizou-se nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 o Seminário Internacional e Interdisciplinar “Viver em|a mobilidade: Rumo a Novas Culturas de Tempo, Espaço e Distância”. Decorreu, no primeiro dia, no Espaço gnration (centro de Braga) e, no dia 11, na UMinho (ICS), tendo como keynote speaker Noel B. Salazar, que falou sobre “Mobility, mobilities, immobility: An anthropological perspective”.

80_living3 80_living2

 

Seminário Permanente de Comunicação & Diversidade

14 de setembro de 2016

A conferência inaugural do Seminário Permanente “Comunicação e Diversidade”, foi proferida pelo Professor Moisés de Lemos Martins, que desenvolveu um “Ensaio sobre a diversidade: o Outro como totalidade e infinito”. Teve lugar no dia 14 de setembro de 2016 (11h00), na sala de atos do ICS e foi moderada pela Professora Zara Pinto-Coelho, coordenadora do Grupo de Investigação de Estudos Culturais.
O Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade foi criado por investigadoras/es do Grupo de Estudos Culturais do CECS com o objetivo de promover a discussão com base em diferentes abordagens teóricas, metodológicas e empíricas existentes na área.

78_sem_ec_4

78_sem_ec_1

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário “Textualidades em fluxo: para captar os media como experiência”

21 de junho de 2016

Seminário sobre Textualidades em fluxo: para captar os media como experiência,  21 de junho de 2016, sala de atos do ICS-UMinho (14h30). O seminário contou com a intervenção de investigadores da UFMG  e do CECS. A iniciativa inscreveu-se no encerramento do projeto FCT/CAPES “O Fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos em torno do ‘acontecimento mediático’” (CECS/UFMG).

76_fctcapes_4-300x225 76_fctcapes_2-300x225

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário sobre “O fluxo e a morte: dos média ao turismo”

30 de abril de 2015

Decorreu no dia 30 de abril (14h30), na sala de atos do ICS da Universidade do Minho (Braga) um seminário sobre “O fluxo e a morte: dos média ao turismo”. Foi mais uma iniciativa no quadro do projeto “O fluxo, a morte e o acontecimento mediático”, coordenado por Moisés Martins, numa parceria entre a Universidade do Minho (Portugal)-CECS e a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), aprovado no âmbito do Edital Capes/FCT 2013.

64_morte2 63_lmc_5

 

 

 

 

Seminário, no âmbito do projeto FCT/CAPES: “O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático’”

11 de novembro de 2014

No âmbito do projeto “O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático'” (FCT/CAPES), que reúne um conjunto de investigadores do CECS e da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), realizou-se no dia 11 de novembro de 2014 (15h00), na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), um seminário que decorreu sob o tema “Textos, mídia, mediações e processos de significação: noções teóricas e aspectos metodológicos”.

58_mlm_capes258_mlm_capes1
3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português

21 de fevereiro de 2014

Teve lugar no dia 21 de fevereiro de 2014, na Universidade de Aveiro, o 3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português. O evento juntou vários doutorandos com investigações em curso sobre cinema português, proporcionando-lhes uma oportunidade para testar argumentos e debater as suas ideias. O 3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português foi organizado pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais (CECS-UMinho/UAveiro), juntamente com a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UCoimbra) e o Instituto de História Contemporânea (IHC)-UNLisboa).

50_3_sem_cinema
Seminário internacional “Narrativas e memória social: abordagens teóricas e metodológicas”

29 e 30 de junho de 2012

O Seminário internacional “Narrativas e memória social: abordagens teóricas e metodológicas” decorreu nos dias 29 e 30 de junho de 2012, no auditório do Instituto de Educação, na Universidade do Minho, em Braga. O seminário foi organizado pela equipa do projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais” (CECS/FCT).

abertura

nims1

Seminários Doutorais

 

Quarta sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016

13 de junho de 2016

A quarta sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016 teve lugar no dia 3 de junho (11h00), na sala de atos do ICS, na UMinho (Braga). Esta sessão contou com as intervenções dos investigadores Paulo Serra, professor do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior e investigador do Labcom.IFP, sendo atualmente também o presidente da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, e de Rita Ribeiro, docente do Departamento de Sociologia do ICS-UM e investigadora do CECS.

76_sem4_2 76_sem4_1

 

 

Terceira sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016

29 de abril de 2016

A terceira sessão dos Seminários Doutorais realizou-se no dia 29 de abril (10h00), na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Esta sessão contou com a intervenção inicial da Doutora Filipa Subtil, docente da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de de Lisboa, e da Doutora Emília Araújo, docente do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho/CECS.

75_sem3_1

75_sem3_3

 

Segunda sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016

1 de abril 2016

A segunda sessão dos Seminários Doutorais, que teve no dia 1 de abril, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, contou com a intervenção de dois bolseiros de pós-doutoramento, que partilharam os seus projectos e experiências de investigação, a partir de um olhar já mais distanciado do que foram os respetivos doutoramentos. Dinamizaram a sessão, dois investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS): Maria José Brites, doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e hoje docente da Universidade Lusófona do Porto, e Manuel Gama, doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades do Minho e de Aveiro e docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

74_sem_doc_3 74_sem_doc_1

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira sessão dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 2016

9 de outubro de 2015

A reflexão crítica sobre a experiência académica e de vida de duas doutorandas ‘finalistas’ foi o motivo da primeira sessão de 2016 dos Seminários de doutoramento, a qual se realizou no dia 26 (10h00), na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga. As pivots da sessão foram Mariana Lameiras e Isabel Macedo, investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e atualmente na reta final do seu percurso de doutoramento – de Ciências da Comunicação e de Estudos Culturais, respetivamente.

72_sem1d 72_sem1c

 

 

 

Seminário de Doutoramento: “Escolher métodos e aplicar técnicas”, com a Professora Emília Araújo

13 de junho de 2014

Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Professora Emília Araújo (CECS/UM)

54_sem_fim3 54_sem_fim1

 

 

 

 

 

Seminário de Doutoramento: “Desenhar metodologias”, com o Professor Albertino Gonçalves

16 de maio de 2014

Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Professor Albertino Gonçalves (CECS/UM)

53_4_seminario3

53_4_seminario5

Seminário de Doutoramento: “O lugar da teoria”, com a Professora Filipa Subtil

11 de abril de 2014

Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Professora Filipa Subtil (ESCS)

1a_sem3_1d_sem3_

 

 

 

 

 

Seminário de Doutoramento: “Traçar um problema”, com o Professor Licínio Lima

21 de março de 2014

Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Professor Licínio Lima (IE/UM)

51_licinio4 51_licinio1

 

 

 

Seminário de Doutoramento: “Abrir e instruir o olhar”, com o Professor Paulo Serra

28 de fevereiro de 2014

Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Professor Paulo Serra (UBI)

 51_sem1_d 51_sem1_b

 

 

 

“Escolher métodos e aplicar técnicas” encerrou Seminários Doutorais de Investigação 2012

25 de maio de 2012

“Escolher métodos e aplicar técnicas” foi o tema do último seminário doutoral de investigação, que se realizou no dia 25 de maio, na Sala de Atos do ICS-UMinho (Braga), e que foi protagonizado por Emília Araújo (CECS-UMinho), tendo como moderadora Helena Sousa (CECS-UMinho).
Moisés de Lemos Martins, diretor do CECS, encerrou esta segunda edição dos seminários doutorais de investigação, promovidos em conjunto pelo CECS e pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho, que decorreram sob o tema genérico “Itinerários de investigação: interrogando o processo e a experiência”.

4_seminario_2012_3 4_seminario_2012_2

 

 

 

 

“Desenhar metodologias” em discussão nos Seminários Doutorais de Investigação 2012

11 de maio de 2012

“Desenhar metodologias” foi o tema do terceiro seminário doutoral de investigação, que decorreu no dia 11 de maio, na Sala de Atos do ICS-UMinho, e que foi protagonizado por Luís Cunha e Alice Matos (ambos do ICS-UMinho), tendo como moderadora Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro).

sem_3_1 sem__3_2

Segundo seminário doutoral 2012

13 de abril de 2012

O ciclo de Seminários Doutorais de Investigação 2012 prosseguiu no dia 13 de Abril, com a realização do seminário subordinado ao tema “Traçar um problema”. Teve como protagonistas Licínio Lima (Instituto de Educação) e Albertino Gonçalves (Instituto de Ciências Sociais), sendo moderado por Helena Sousa (ICS), todos da UMinho.

2012_seminar2_2 2012_seminar2_1

 

 

 

 

 

“Abrir e instruir o olhar” na abertura dos Seminários Doutorais de Investigação 2012

30 de março de 2012

Este seminário teve a participação de María Luengo Cruz (Jornalismo, Carlos III, Madrid) e de Ana Francisca Silva (Geografia, ICS – UMinho) e foi moderado por Manuel Pinto (CECS-DCC).
A iniciativa, que decorre até 25 de Maio, com o tema genérico “Itinerários de investigação: interrogando o processo e a experiência”, pretende melhorar as competências metodológicas dos alunos, promover a reflexividade nas práticas de orientação, e a troca de experiências entre investigadores e entre investigadores e alunos.

2012_sem_12012_sem_2

 

 

 

Jornadas

 

V Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais

27 e 28 de outubro, 2016

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

V_jornadas_2 V_jornadas_1a

 

 

IV Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais

19 e 20 de outubro, 2015

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

IVJornadas_2 IV Jornadas

 

 

III Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais

18 e 19 de setembro, 2014

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

IIIjornadas_3
IIIJornadas1

 

II Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais

12 e 13 de setembro, 2013

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

45_2_jornadas_doc_montagem

 

 

I Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais

14 e 15 de junho, 2012

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

1_jornada_doutorandos I_jornada_doutorandos2

 

Conferências

 

Adelino Gomes abriu doutoramentos de Ciências da Comunicação e de Estudos Culturais

9 de outubro de 2015

O doutor e jornalista Adelino Gomes proferiu, na tarde do dia 9 de outubro de 2015, a conferência de abertura dos doutoramentos de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, a que o CECS está associado, e que foi subordinada ao tema “Leituras da globalização mediática. Fragmentos de um diário”. O evento decorreu na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (UMinho, Braga)

68_ad_gomes_168_cc_1

 

 

PDEC promoveu conferência sobre políticas públicas de cultura e movimentos sociais e culturais

15 de setembro de 2015

Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense, proferiu, no dia 15 de setembro de 2015, pelas 14h00, na Universidade de Aveiro, a conferência ‘Políticas Públicas de Cultura no Brasil: os descompassos entre a gestão pública e as ações dos movimentos sociais culturais’. A iniciativa decorreu no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), uma parceria da UMinho (CECS) e a UAveiro.

67_elis_araujo_miranda
Conferência de encerramento do projeto de investigação COMPOLIS

12 de novembro de 2014

Teve lugar no dia 12 de novembro de 2014, na Universidade de Lisboa (SOCIUS-ISEG), a conferência de encerramento do projeto de investigação COMPOLIS-Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais, concretizado em conjunto pelo CECS e pelo SOCIUS, com financiamento da FCT, tendo sido coordenado pela investigadora do CECS, Anabela Carvalho.

58_compolis1

 

 Conferência Internacional “Gender in focus: (new) trends in media”

20 e 21 de junho de 2014

Mais de cem participantes discutiram as (re)negociações entre o género e os média na Conferência Internacional “Gender in focus: (new) trends in media”, que decorreu nos dias 20 e 21 de junho de 2014, na Universidade do Minho, em Braga.

54_gf-001 54_genfoc5

 

 

António Hohlfeldt proferiu conferência de abertura dos doutoramentos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais

15 de outubro de 2013

António Hohlfeldt, professor da PUC do Rio Grande do Sul e presidente da Intercom (Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação), no dia 15 de outubro de 2013, proferiu a conferência de abertura dos doutoramentos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais da Universidade do Minho, a que o CECS está associado. Subordinada ao tema “A pesquisa em comunicação e a cultura digital: tendências e perspetivas”, a conferência foi seguida de debate.

46_doc_1e 46_doc_1b

 

 

 

Conferência Internacional ‘Interfaces da Lusofonia’

4 a 6 de julho de 2013

A Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia” teve como proposta fundamental pensar a Lusofonia na interseção de olhares, de interpretações e de saberes. Organizado pelo CECS, o evento, que decorreu na UMinho (Braga), de 4 a 6 de julho de 2013, mais do que no reforço de uma tradição disciplinar, assentou na ideia da porosidade das fronteiras científicas e na convicção de que o cruzamento de olhares favorece um entendimento mais proveitoso do que é, e do que pode ser, a Lusofonia.

44_7 44_5

 

 

 

Prof. Carlos Scolari proferiu palestra de abertura dos dois cursos de doutoramento

14 de outubro de 2012

Uma palestra do Prof. Carlos Scolari, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, subordinada ao tema “Narrativas cross-media: estratégias de expansão e de compreensão transmediáticas” animou a sessão inaugural do Doutoramento em Estudos Culturais. A cerimónia decorreu dia 14 de Outubro (2012), na Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho).

carlosscolari carlos_scolari_a

 

Congressos

 

gamaCongresso internacional “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Um olhar sobre a realidade lusófona”

15 e 16 de novembro de 2016

Realizado no âmbito do projeto de investigação de pós-doutoramento “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano”, apoiado pela FCT com a referência SFRH/BPD/101985/2014, que está a ser desenvolvido em Portugal (CECS-UM), em Espanha (FCC-USC) e no Brasil (ECA-USP).

 

V CECV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Género, Direitos Humanos e Ativismos

7 e 9 de setembro de 2016

Organização: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Programa Doutoral em Estudos Culturais – UA/UM, Irenne – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho.

 

46_doc_1bCongresso ‘O fluxo e a morte’

9 de julho de 2013

Teve lugar durante a tarde do dia 9 de julho, na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), o congresso ‘O fluxo e a morte’. Organizado pelo CECS, foi coordenado por Moisés de Lemos Martins e Maria da Luz Correia e decorreu no âmbito de um projeto científico de cooperação entre o CECS-UMinho e a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

 

 

 

IV CEC

IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias

28 a 30 de Abril de 2014

Organização: Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Museu de Aveiro, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho

 

 

III CECIII Congresso Internacional em Estudos Culturais: Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas

28 e 29 de Janeiro de 2013

Organização: Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidad de Deusto (Espanha) e Universidade de Fortaleza (Brazil)

 

 

1 C EC1ª Conferência Internacional em Estudos Culturais: Políticas Públicas para a Cultura

12 e 13 de Abril de 2012

Organização: Universidade do Minho e Universidade de Aveiro

 

 

 

Outros eventos

 

Projeção do filme ‘Behind the lines’

2 de dezembro de 2016

Realizou-se no dia 2 de dezembro de 2016, a partir das 18h00, no Centro de Investigação Artística (Lisboa), a projeção do filme ‘Behind the lines’ (1971, 50′), com a presença da realizadora. A apresentação do filme foi feita por Ros Gray (Goldsmith – University of London). Após a projeção, houve um debate com a participação de Margaret Dickinson e Ros Gray, moderado por Maria do Carmo Piçarra (CECS-UMinho).

Behind the lines é um dos mais emblemáticos filmes da luta armada da FRELIMO contra o colonialismo português em Moçambique. Foi filmado no Niassa, quando a região foi alvo da ofensiva “Nó Górdio”, apresentando entrevistas com combatentes e quadros da FRELIMO, e procurando ilustrar a organização da vida civil nas áreas libertadas.

 

Festa da Bugiada e Mouriscada

19 de julho de 2016

Teve lugar no dia 19 de julho de 2016, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado (Valongo), uma sessão pública de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela equipa de investigação do CECS, no quadro do protocolo de cooperação com vista ao estudo e à promoção da Festa da Bugiada e Mouriscada. A meio do trabalho, que visa a inscrição da Festa da Bugiada e Mouriscada na Lista do Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial da UNESCO, o que deverá ocorrer dentro de aproximadamente um ano, já foram gravados em áudio mais de 70 registos.

77_bugiada_5 77_bugiada_1

 

 

 

Apresentação de projeto de investigação “Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado”

22 de junho de 2016

Foi apresentado no dia 22 de junho (10h00), na sala de atos do ICS, o projeto de investigação da Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, que está em curso no CECS, sendo coordenado pela investigadora Rita Ribeiro. O projeto, que tem como parceiros a Casa do Bugio, a Câmara Municipal de Valongo e a União de Freguesias de Campo e Sobrado, pretende realizar o registo, descrição e análise exaustiva da festa, sendo um dos objetivos a sua inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, criando as bases para um eventual candidatura à lista do património cultural imaterial da UNESCO. A iniciativa integrou-se nas atividades do encerramento do projeto no projeto FCT/CAPES “O Fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos em torno do ‘acontecimento mediático’”, projeto liderado em Portugal pelo professor Moisés Martins .

76_bugiada_6-300x225 76_bugiada_1-300x225

 

 

 

 

 

 

 

Sessão de projeção de “Deixem-me ao menos subir às palmeiras…”(1972), de Joaquim Lopes Barbosa

31 de maio de 2016

O CECS, da Universidade do Minho, em parceria com o Programa Doutoral em Estudos Culturais (Universidades do Minho e Aveiro), apresentaram, a 31 de maio de 2016  (15h00), na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, o filme “Deixem-me ao menos subir às palmeiras…” (1972), de Joaquim Lopes Barbosa.

76_mcpicarra_2

76_mcpicarra_5

 

 

 

 

 

 

Mosteiro São Martinho de Tibães: Visita guiada ao museu e cerca, aulas abertas e confraternização junto ao lago

6 de maio de 2016

Teve lugar no dia 6 de maio (14h30), uma visita guiada ao museu e à cerca do Mosteiro de São Martinho de Tibães, onde decorreram aulas abertas e uma confraternização junto ao lago. A iniciativa foi do Programa Doutoral em Estudos Culturais, a que estiveram associados o CECS, o Mosteiro de Tibães e os Mestrados Comunicação, Arte e Cultura e Património e Património e Turismo Cultural.

75_tib_9 75_tib_1

 

 

 

 

I Encontro de Cultura Visual – A partilha do visível: políticas do olhar

11 de novembro de 2015

Teve lugar no dia 11 de novembro ‘I Encontro de Cultura Visual – A partilha do visível: políticas do olhar’, na Universidade de Coimbra (Casa das Caldeiras), e foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Aproveitou-se a realização do IX Congresso da SOPCOM, na Universidade de Coimbra (12, 13 e 14 de novembro) para reunir os investigadores da área dos estudos da imagem.

 69_gt_cult_visual_6 69_gt_cult_visual_1
I Escola de Verão em Género e Sexualidades

7 a 9 de julho de 2015

Organizado pelo Grupo de Trabalho de Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (GT-G&Ss/SOPCOM) e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), a I Escola de Verão em Género e Sexualidades, que decorreu entre 7 e 9 de julho, visou promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura.

66_genero166_genero5

 

 

 

Projeção de ‘A respeito da violência’ (2014), Goran Olsson

16 de junho de 2015

Assinalando os 40 anos das independências das ex-colónias portuguesas em África, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em parceria com o Programa Doutoral em Estudos Culturais (Universidades do Minho e Aveiro), apresentou, a 16 de junho, às 16h00, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação, ‘A respeito da violência’ (2014), de Goran Olsson.
65_picarra165_picarra5

 

 

Sessão com Diana Andringa, autora do filme “Dundo, Memória Colonial”

6 de janeiro de 2012

Numa organização conjunta do Departamento de Ciências da Comunicação e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, em parceria com os cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais (UMinho) e com o projecto “Narrativas Identitárias e Memória Social” (CECS-FCT), realizou-se na Universidade do Minho, no dia 6 de janeiro de 2012 (14h30), uma sessão com a presença de Diana Andringa, realizadora do documentário “Dundo, Memória Colonial”.

diana_2 diana_1

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula aberta sobre “Racismo e Políticas de Ação Afirmativa no Brasil: Questões de cor e de classe”

4 de janeiro de 2012

Numa organização conjunta do Departamento de Ciências da Comunicação e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/ICS – Universidade do Minho), em parceria com o projecto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social” (FCT-CECS), realizou-se na Universidade do Minho, no dia 4 de janeiro de 2012 (10h00), na Sala de Atos do ICS, uma Aula Aberta sobre “Racismo e Políticas de Ação Afirmativa no Brasil: Questões de cor e de classe”, com o Professor Marcus Eugênio Oliveira Lima, da Universidade Federal de Sergipe, Brasil.

marcos_lima_2 marcos_lima_1