XIII Congresso da Lusocom sobre “Comunicação e informação para o desenvolvimento”

A ida de mais de 20 investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho a Moçambique contribuiu para reforçar os laços entre os países de língua portuguesa e promover o desenvolvimento dos Estudos Culturais e das Ciências da Comunicação.

Os congressos “Cultura e Turismo” e “Lusocom” constituíram o mote para a apresentação de inúmeras comunicações, a assinatura de protocolos de cooperação, o lançamento do novo volume da revista Comunicação e Sociedade e do livro de atas do XII Congresso da Lusocom, realizado em 2016 na cidade da Praia em Cabo Verde, a apresentação do documentário “No trilho de Malangatana”, e ainda, para reunir pela primeira vez a equipa do projeto FCT/Aga Khan.

20181126084053_IMG_0013

 

 

 

 

 

Congresso Internacional sobre Cultura e Turismo procurou “promover os Estudos Culturais no espaço da língua portuguesa”

Terminou no dia 27 de novembro o “Congresso Internacional Cultura e Turismo: desenvolvimento nacional, promoção da paz e aproximação entre nações”, em Maputo (Moçambique).

Com a participação de mais de vinte investigadores do CECS, o evento científico procurou “promover o desenvolvimento dos Estudos Culturais no espaço da língua portuguesa, uma vasta região geoestratégica transnacional e transcultural”, como afirmou Moisés de Lemos Martins, diretor do CECS e presidente da Comissão Cientifica.

20181126125206_IMG_0029

 

 

 

 

 

Nuno Artur Silva profere aula de abertura dos cursos de doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais

17 de outubro de 2017

Nuno Artur Silva, administrador na RTP-Rádio e Televisão de Portugal para a área dos conteúdos e programação, defende que o Serviço Público “destina-se a promover a diversidade”. Disse-o na aula de abertura de dois dos doutoramentos a que o CECS está associado – Ciências da Comunicação e Estudos Culturais -, no dia 13 de outubro, na sala de atos do ICS da Universidade do Minho, e que foi subordinada ao tema “Os média, o serviço público e a cultura: o papel da RTP”. Disse ainda que a reflexão desenvolvida em 2015, quando foi convidado para assumir funções na RTP, depois de mais de 20 anos à frente de uma empresa privada de produção de conteúdos audiovisuais, versou sobre o que distingue as estações televisivas existentes em Portugal. E a conclusão foi simples: “As televisões privadas são para todos. O Serviço Público é para as outras pessoas”.

Texto e foto: Vítor de Sousa

nuno_artur_silva_1

 

 

 

 

 

gamaCongresso internacional “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Um olhar sobre a realidade lusófona”

15 e 16 de novembro de 2016

Realizado no âmbito do projeto de investigação de pós-doutoramento “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano”, apoiado pela FCT com a referência SFRH/BPD/101985/2014, que está a ser desenvolvido em Portugal (CECS-UM), em Espanha (FCC-USC) e no Brasil (ECA-USP).

 

 

 

V CECV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Género, Direitos Humanos e Ativismos

7 e 9 de setembro de 2016

Organização: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Programa Doutoral em Estudos Culturais – UA/UM, Irenne – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho.

Adelino Gomes abriu doutoramentos de Ciências da Comunicação e de Estudos Culturais

9 de outubro de 2015

O doutor e jornalista Adelino Gomes proferiu, na tarde do dia 9 de outubro de 2015, a conferência de abertura dos doutoramentos de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, a que o CECS está associado, e que foi subordinada ao tema “Leituras da globalização mediática. Fragmentos de um diário”. O evento decorreu na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (UMinho, Braga)

68_ad_gomes_168_cc_1

 

 

 

 

PDEC promoveu conferência sobre políticas públicas de cultura e movimentos sociais e culturais

15 de setembro de 2015

Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense, proferiu, no dia 15 de setembro de 2015, pelas 14h00, na Universidade de Aveiro, a conferência ‘Políticas Públicas de Cultura no Brasil: os descompassos entre a gestão pública e as ações dos movimentos sociais culturais’. A iniciativa decorreu no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), uma parceria da UMinho (CECS) e a UAveiro.

67_elis_araujo_miranda

 

Conferência de encerramento do projeto de investigação COMPOLIS

12 de novembro de 2014

Teve lugar no dia 12 de novembro de 2014, na Universidade de Lisboa (SOCIUS-ISEG), a conferência de encerramento do projeto de investigação COMPOLIS-Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais, concretizado em conjunto pelo CECS e pelo SOCIUS, com financiamento da FCT, tendo sido coordenado pela investigadora do CECS, Anabela Carvalho.

58_compolis1

 

 

Conferência Internacional “Gender in focus: (new) trends in media”

20 e 21 de junho de 2014

Mais de cem participantes discutiram as (re)negociações entre o género e os média na Conferência Internacional “Gender in focus: (new) trends in media”, que decorreu nos dias 20 e 21 de junho de 2014, na Universidade do Minho, em Braga.

54_gf-00154_genfoc5

 

 

 

 

 

IV CEC

IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias

28 a 30 de Abril de 2014

Organização: Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Museu de Aveiro, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.

 

 

 

António Hohlfeldt proferiu conferência de abertura dos doutoramentos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais

15 de outubro de 2013

António Hohlfeldt, professor da PUC do Rio Grande do Sul e presidente da Intercom (Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação), no dia 15 de outubro de 2013, proferiu a conferência de abertura dos doutoramentos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais da Universidade do Minho, a que o CECS está associado. Subordinada ao tema “A pesquisa em comunicação e a cultura digital: tendências e perspetivas”, a conferência foi seguida de debate.

46_doc_1e46_doc_1b

 

 

 

 

 

Conferência Internacional ‘Interfaces da Lusofonia’

4 a 6 de julho de 2013

A Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia” teve como proposta fundamental pensar a Lusofonia na interseção de olhares, de interpretações e de saberes. Organizado pelo CECS, o evento, que decorreu na UMinho (Braga), de 4 a 6 de julho de 2013, mais do que no reforço de uma tradição disciplinar, assentou na ideia da porosidade das fronteiras científicas e na convicção de que o cruzamento de olhares favorece um entendimento mais proveitoso do que é, e do que pode ser, a Lusofonia.

44_744_5

 

 

 

Congresso ‘O fluxo e a morte’

9 de julho de 2013

Teve lugar durante a tarde do dia 9 de julho, na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), o congresso ‘O fluxo e a morte’. Organizado pelo CECS, foi coordenado por Moisés de Lemos Martins e Maria da Luz Correia e decorreu no âmbito de um projeto científico de cooperação entre o CECS-UMinho e a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

 

III CECIII Congresso Internacional em Estudos Culturais: Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas

28 e 29 de Janeiro de 2013

Organização: Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidad de Deusto (Espanha) e Universidade de Fortaleza (Brazil).

 

 

Prof. Carlos Scolari proferiu palestra de abertura dos dois cursos de doutoramento

14 de outubro de 2012

Uma palestra do Prof. Carlos Scolari, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, subordinada ao tema “Narrativas cross-media: estratégias de expansão e de compreensão transmediáticas” animou a sessão inaugural do Doutoramento em Estudos Culturais. A cerimónia decorreu dia 14 de Outubro (2012), na Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho).

carlosscolaricarlos_scolari_a

 

 

 

1 C EC1ª Conferência Internacional em Estudos Culturais: Políticas Públicas para a Cultura

12 e 13 de Abril de 2012

Organização: Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.