Albertino
Albertino Gonçalvesmail

Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho, doutorou-se em Sociologia em 1994. Ensina e investiga em sociologia da cultura e da arte. Dirige o Departamento de Sociologia.

 

 

anibal_alves_sepia

Aníbal Alvesmail

É Professor Emérito da Universidade do Minho. Formou-se na Universidade Católica de Lovaina e foi um dos criadores da licenciatura de Comunicação Social na Universidade do Minho, tendo sido um impulsionador do Ensino Superior em Ciências da Comunicação em Portugal. Foi diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da UM, presidente do Instituto de Ciências Sociais e Vice-Reitor da Universidade. Foi o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), apostando na consolidação das relações com o espaço lusófono e ibérico.

 

Amalia
Amália Gonçalves Fonsecamail

Doutorada pelo Programa Doutoral de Estudos Culturais, autora da tese de doutoramento intitulada “A transfiguração da cultura popular pelas novas tecnologias. O concelho do Sabugal em tempos de mudança”.

 

 

AnabelaAnabela Carvalhomail

Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho onde leciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente, Comunicação Internacional e Comunicação Política.

 

 

fotografia_ana_melo_sepia
 Ana Melomail

Professora Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Braga, Portugal e investigadora do Centro de Pesquisa de Comunicação e Sociedade (desde 2004). Doutorada em Ciências da Comunicação. Ensina nas áreas de Publicidade, Comunicação Estratégica, Comunicação Territorial e Guionismo.

fotografia_ana_silva_sepia
Ana Maria da Costa e Silvamail

Ana Maria Costa e Silva é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Educação em 2005 e em Psicologia em 2014. Ensina na Licenciatura em Educação e nos Mestrados em Educação, Ciências da Educação e Estudos da Criança.

 

 

JoaquimAntónio Joaquim Costamail

Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Sociologia nesta mesma universidade no ano de 2005. Tem leccionado múltiplas áreas da sociologia, entre elas Teorias Sociológicas, Classes/Estratificação Social e Religião.

 

 

CarlaCarla Cerqueiramail

Bolseira de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. É, desde 2012, vice-chair da secção de Género e Comunicação da ECREA.

 

CarlotaCarlota Santosmail

Professora Auxiliar do Departamento de História – Universidade do Minho. Principais áreas de investigação: Demografia Histórica, História das Populações, Biodemografia, História da Família.

 

 

 

fotografia_cristina_rebelo_sepia

Cristina Rebelomail

Cristina Rebelo é doutorada em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas pela Universidade de Vigo (Espanha) e Professora Auxiliar do Instituto Universitário da Maia – ISMAI-IU, onde é ainda Investigadora no Centro de Estudos de Língua, Comunicação e Cultura (CELCC) no qual desenvolve pesquisa na área da comunicação e identidade local através de colaboração com o Porto Canal.

 

EduardoEduardo Jorge Duquemail

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid. É Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UCP.

 

 

 

EmiliaEmília Araújomail

Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Sociologia, em 2005. Ensina nas áreas das metodologias, cultura e tecnociência e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociologia do tempo, mobilidades e ciência.

 

 

fotografia_fabio_ribeiro_sepia

Fábio Ribeiromail

Fábio Ribeiro é atualmente Gestor de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Completou o doutoramento europeu em 2013, em Ciências da Comunicação, área de especialização de Sociologia da Comunicação.

 

fotografia_felisbela_lopes_sepia

Felisbela Lopesmail

Felisbela Lopes é professora associada com agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2003. Leciona disciplinas de jornalismo e desenvolve investigação em jornalismo televisivo, jornalismo da saúde e sociologia das fontes de informação.

 

FOFrancine Oliveiramail

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – Brasil), Francine é mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Informação e Jornalismo e doutora na mesma área, com o foco em Comunicação Intercultural, ambos pela Universidade do Minho, Portugal. Tem participado em variados projetos relacionados com a diversidade cultural e o diálogo intercultural.

 


mail
Gisela 2Gisela Alves

Professora Auxiliar da Universidade Lusíada. Licenciada em Gestão por esta Universidade e Mestre em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade do Minho, obteve posteriormente o Doutoramento em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior.
Para além da docência, exerce atividade profissional como Diretora de Marketing numa empresa industrial do setor dos plásticos.

 

 

hpHelena Piresmail

Helena Pires é professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2007. Ensina nas áreas de Publicidade, Semiótica e Cibercultura e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre paisagem urbana e cultura visual. É co-coordenadora do projeto “Paisagens, Cultura e Artes da Contemporaneidade”.

 

 

fotografia_helena_sousa_sepiaHelena Sousamail

Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, participa há dez anos na coordenação (como Chair e Vice-Chair) da Secção de Economia Política da IAMCR. Editora do European Journal of Communication. Vice-Presidente do Conselho Científico para as Ciências Sociais e Humanidades da FCT é ainda Full Member do EuroMedia Research Group. Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Comunicação, coordena diversas atividades de natureza pedagógica e científica. Áreas de investigação: regulação dos media e políticas de comunicação, economia política da comunicação e jornalismo.

 

 

fotografia_ines_amaral_sepia

Inês Amaral mail

Inês Amaral é Professora Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior Miguel Torga, onde é vice-presidente do Conselho Científico e coordenadora científica da Licenciatura em Multimédia. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2012. Ensina na área da Comunicação Digital.

 

 

mail
Imagem1Isabel Macedo

Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Migrações, memória cultural e representações identitárias: a literacia fílmica na promoção do diálogo intercultural”.

 

 

 

IsabelIsabel Sámail

Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina História da Europa Moderna. Colabora com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 

 

JeanJean Martin Rabotmail

Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina na área das Teorias sociológicas, da Sociologia da cultura, da Sociologia da arte, comunicação e média e tem desenvolvido trabalho de investigação no domínio da sociologia do quotidiano e do imaginário, da sociologia da pós-modernidade e da sociologia do média interativos.

 

JennyJenny Gil Sousamail

É  doutorada pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades do Minho e de Aveiro. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Membro da comissão científica da licenciatura em Animação Cultural e é coordenadora do Núcleo de Portugal da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA).

JoseJosé Carlos Venânciomail

Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior. Doutorou-se em Ciências Sociais em 1984, na Universidade de Mainz (Alemanha) e agregou-se em Sociologia em 1998, na Universidade da Beira Interior. Ensina na área da Sociologia e tem investigado na área da Sociologia da Cultura, dos Estudos Culturais e dos Estudos Africanos.

 

MiguelJosé Miguel Bragamail

Diretor artístico do Curso profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação da ESAS (Escola Secundária Alberto Sampaio) em Braga. Ator e encenador no âmbito do trabalho desenvolvido pelo PIF’H (Produções Ilimitadas Fora d’Horas). Professor de Interpretação na ESAS. Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

 

liliana oliveiraLiliana Oliveiramail

Completou o seu doutoramento em 2015, na área das Ciências da Comunicação / Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, com a tese “As universidades e a participação pública em ciência. Perceções e práticas de cientistas, profissionais de comunicação e cidadãos em Portugal e Espanha”. Tem como áreas de interesse a Comunicação de Ciência, Participação Pública em C&T e nas Alterações Climáticas, Comunicação nas Universidades e Comunicação das alterações climáticas.

LuisLuís Cunhamail

Doutorado em Antropologia, na Universidade do Minho, em 2003, é Professor Auxiliar e Diretor do Departamento de Sociologia da UM. Estuda identidades sociais e nacionais, sobretudo durante o período do Estado Novo, em contexto de fronteira e a lusofonia. Interessa-se igualmente pela memória social, nomeadamente no contexto das atuais crises financeiras, políticas e sociais. É membro do CRIA (Centro em Rede de Investigação de Antropologia (CRIA). Venceu recentemente a 11.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca com a obra “Vinte Mil Léguas de Palavras”.

 

fotografia_luis_santos_sepia

Luís Santosmail

Luís António Santos é Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2011 e é mestre em Política Internacional (SOAS – Universidade de Londres). Leciona disciplinas relacionadas com o Jornalismo e investiga em áreas relacionadas com a transição dos média para ambientes digitais (incluindo áreas como a regulação).

 

luzia_pinheiroLuzia Pinheiromail

Luzia Pinheiro é doutorada em Ciências da Comunicação desde abril de 2016 com a tese “Cyberbullying e Cyberstalking”  (Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, CECS), financiada por uma BD individual da FCT (SFRH/BD/62013/2009). Principais interesses de investigação: sociologia da violência, emoções, comunicação patológica, cibercultura e comunicação, bullying, new media,  cyberbullying, mobbing, game studies, entre outros.

 

madalenaMadalena Oliveira mail

Madalena Oliveira é Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2007. Ensina nas áreas de Semiótica, Comunicação e Linguagens, Jornalismo e Som e História da Comunicação e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre cultura sonora e visual.

 

Manuel albinoManuel Albinomail

Doutoramento em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho no ano de 2016. É professor assistente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desde 2008, onde leciona nos cursos de licenciatura em Design Gráfico e Design Industrial. É também docente no Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) do mesmo instituto.

 

 

manuel-gama_sepiaManuel  Gamamail

Manuel Gama é doutorado em Ciências da Comunicação (Sociologia da Cultura), tendo defendido a tese intitulada “Políticas Culturais – Um Olhar Transversal pela Janela-écran de Serralves”, na Universidade do Minho.

 

 

 

fotografia_manuel_pinto_sepiaManuel Pinto mail

Manuel Pinto é professor catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 1996, com uma tese sobre a TV no quotidiano das crianças. Ensina nas áreas de Estudos Jornalísticos e Literacia para os Media e tem desenvolvido investigação sobre Literacia para os Media, Sociologia dos Media e Políticas de Comunicação.

MariaMaria da Luz Correiamail

Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. Ensina nas áreas de Comunicação e Cibercultura e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre cultura visual e, particularmente, fotografia.

 

 

LurdesMaria de Lurdes Macedomail

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, desde 2013. Professora Auxiliar na Universidade Lusófona Porto, onde leciona na área das Relações Públicas desde 2008.

 

 

Carmo
 Maria do Carmo Piçarramail

Professora no ISCTE-IUL. Doutorada em Ciências da Comunicação. Desenvolve investigação de pós-doutoramento sobre representações do império no cinema.

 

 

 

fotografia_mjbrites_sepia

Maria José Britesmail

Maria José Brites é Professora Auxiliar na ULP – Universidade Lusófona do Porto encontrando-se a realizar um pós-doutoramento em Ciências da Comunicação no quadro do CECS (FCT). Concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação (2013), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.

 

 

MoisesMoisés de Lemos Martinsmail

Professor Catedrático da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências Sociais na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo (1983). Ensina e investiga em semiótica social, sociologia da comunicação e da cultura, comunicação intercultural, estudos lusófonos.

 

 

mlimia_sepia

Moisés Límiamail

Moisés Limia é doutorado em Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Atualmente, trabalha como bolseiro de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, realizando um projeto sobre as relações entre literatura e jornalismo.

fotografia_nelson_zagalo_sepiaNelson Zagalo mail

Nelson Zagalo é Professor Auxiliar de Media Interactivos na Universidade do Minho. Doutorado em Tecnologias da Comunicação, é atualmente diretor do Mestrado em Media Interativos e membro da comissão diretiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital.

 

 

BessaPaula Bessamail

Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina várias Unidades Curriculares no âmbito da História da Arte e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre arte medieval e do século XVI. Membro da Comissão Científica da Rota do Românico.

 

 

PaulaPaula Lobomail

Doutorada em Ciências da Comunicação – Ramo de Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho. Docente da licenciatura em Comunicação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

 

 

fotografia_paula_lopes_sepia

Paula Lopesmail

Paula Lopes é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação. Ensina nas áreas dos estudos jornalísticos e da literacia mediática.

 

 

fotografia_pedro_andrade_sepiaPedro Andrade mail

Pedro Andrade é Investigador e Professor na Universidade do Minho. Doutoramento em Sociologia da Cultura na FCSH, Univ. Nova de Lisboa (2002). Ensina na área de cibercultura. Principais áreas de pesquisa: museus de arte e ciência, comunicações digitais e literacias, redes sociais digitais (Web 2.0/Web 3.0), metodologias e hipermédia.

 

 

RitaRita Ribeiromail

Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Desenvolve investigação na área da sociologia da cultura e, particularmente, no domínio da identidade europeia, identidade nacional, políticas culturais, cultura e identidade local, estudos pós-coloniais. No ensino, dedica-se atualmente às áreas de sociologia da cultura, multiculturalidade e sociologia do consumo.

 

RosaRosa Cabecinhasmail

Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina nas áreas da Psicologia Social e Comunicação Intercultural. Vice-chair do projeto Cost “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union.

 

 

RuiRui Pereiramail

Doutorado em Ciências da Comunicação. Foi jornalista profissional entre 1982 e 2001, tendo ao longo da sua carreira recebido diversos prémios e distinções.

 

 

 

fotografia_sara_balonas_sepiaSara Balonasmail

Sara Balonas é professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2013. Ensina nas áreas da Comunicação Estratégica e da Publicidade. O seu trabalho de investigação foca-se na reconfiguração da publicidade, compreendendo a sua função na sociedade para além do consumo e enquanto contributo para um melhor exercício de cidadania.

 

 

Sara maiaSara Maiamail

Sara Vidal Maia é doutorada em Estudos Culturais pelas Universidades do Minho e de Aveiro, Mestre em Gestão e Planeamento em Turismo (vertente Cultura) pelo Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As suas áreas de interesse são os Estudos Culturais, os Estudos de Género, as teorias do poder/discurso e da identidade e ainda o Turismo Cultural.

 

 

fotografia_sara_pereira_sepiaSara Pereira mail

Sara Pereira é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade. Doutorou-se em Estudos da Criança em 2004. Estudos das audiências, comunicação e cidadania e literacia para os media têm sido as suas principais áreas de docência.

 

 

SilvanaSilvana Mota Ribeiro mail

Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Leciona nas áreas da cultura e semiótica visuais, arte, moda e comunicação estratégica. Desenvolve investigação na área dos discursos de género, análise de imagem, semiótica social, multimodalidade.

 

SPSílvia Pintomail

Licenciada Summa cum Laude em Artes Plásticas – Pintura, pela Accademia di Belle Arti di Bologna (2001) e Doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Semiótica Social, pela Universidade do Minho (2015), com uma bolsa de doutoramento da FCT. Artista Plástica & Multimédia e Professora Auxiliar na Escola Superior Artística do Porto (2001-2016), nos Cursos de Artes Visuais – Fotografia, Design e Comunicação Multimédia, Artes Plásticas e no Mestrado em Ilustração.

 

ThereseTherese Tammail

Professora  de Desenvolvimento Comunitário), na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Timor-Lorosae.  As suas principais áreas de pesquisa são ‘Género e Desenvolvimento’, ‘Tecnologia Rural para as Mulheres’ (fogões de cozinha melhorados), ‘Desenvolvimento Comunitário’, ‘Política Social’ (política de subsídios para os idosos), e Mobilidade Académica de Mulheres no Sudeste Asiático.

 

VMmailValéria Marcondes

Encontra-se a desenvolver um pós-doutoramento na Universidade do Minho (Braga – Portugal), sob supervisão do professor Doutor de Moisés Lemos Martins, Valéria Marcondes. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e jornalista pela Universidade de Passo Fundo (2003), pesquisa temas vinculados às Ciências da Comunicação: estudos culturais, sociologia e filosofia da comunicação.

 

VitorVítor Sousamail

Doutorado em Ciências da Comunicação (Teoria da Cultura), pela Universidade do Minho (2015). Desempenha, atualmente, funções como Gestor de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)/UMinho.

 

 

ZaraZara Pinto Coelhomail

Professora Associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Nos últimos anos, tem ensinado nos campos dos estudos do discurso e da imagem visual, da pragmática da comunicação, da semiótica social e da sociologia da comunicação.