cc

Carla Cerqueiramail

Tema do pós-doutoramento: Olhando por dentro da cidadania e da igualdade de género: as (des)conexões entre a cultura jornalística e as estratégias de comunicação das organizações não governamentais.
Resumo: Este projeto visa perceber as estratégias de comunicação das ONG e outros coletivos que operam no campo da cidadania e igualdade de género em Portugal, bem como a forma como estas temáticas estão (ou não) presentes nas redações noticiosas.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho); Juana Gallego (Departamento de Media, Comunicação e Cultura, Universidade Autónoma de Barcelona) e Liesbet Van Zoonen (Departamento de Ciências Sociais, Universidade Erasmus de Roterdão).

 

 

Gisela AlvesGisela Alvesmail

Tema do pós-doutoramento: Um Museu Virtual da Lusofonia – o Enfoque da Comunicação Estratégica
Resumo: É nosso objetivo analisar do ponto de vista da comunicação estratégica o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo e o Virtual Museum of Language em Oxford. Procurando contribuir para a cooperação cultural, artística e científica entre países de língua oficial portuguesa, mobilizaremos experiências e iniciativas aqui apreendidas para o Museu Virtual da Lusofonia, projeto em desenvolvimento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Procuraremos averiguar o impacto do Museu Virtual da Lusofonia  no desenvolvimento das comunidades científicas lusófonas de Ciências da Comunicação e também a mútua influência que possa estabelecer­-se entre estas e o tecido empresarial.
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Margarida Kunsch (Universidade de São Paulo, Brasil) e John Downey (Loughborough University, Reino Unido).

 

 

L

Larissa Latifmail

Tema do pós-doutoramento: O Íntimo e o Privado na Esfera Pública: O Caso dos Semanários ‘O Brado’ e ‘O Ilhavense’
Resumo: Apoiada na perspetiva dos Estudos Culturais, esta investigação procura revelar as microestruturas de poder simbólico instauradas por um imaginário partilhado, suas dimensões e suas figuras identitárias tal como se apresentam no discurso jornalístico dos semanários ‘O Brado’ e ‘O Ilhavense’ nas últimas décadas do século XX e nas duas primeiras décadas do século XXI. 
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho) e Maria Manuel Baptista (Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro).

 

 

mgManuel  Gamamail

Tema do pós-doutoramento: Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano
Resumo: O projeto tem como objetivo principal fomentar e qualificar as práticas de trabalho em rede dos profissionais e das organizações do setor cultural e criativo portugueses, apoiando a aquisição de aptidões, competências e conhecimentos que concorram para facilitar o acesso mais generalizado às oportunidades profissionais e para promover a cooperação cultural nacional e transnacional.
Orientação: Helena Sousa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria Immacolata Vassallo Lopes (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo) e Xosé López Garcia (Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Santiago de Compostela).

 

 

lmMaria de Lurdes Macedomail

Tema dos pós-doutoramento: Da “comunidade imaginada” à “comunidade imaginativa”: possibilidades de construção de uma lusofonia inclusiva através da comunicação para o desenvolvimento (C4D).
Resumo: Partindo da ideia postulada por vários autores (e.g. Wieviorka, 2002; Warnier, 2003; Canclini, 2007) de que a diversidade de culturas constitui uma questão fundamental para a compreensão das tensões da nossa contemporaneidade, tomar-se-á por objeto a comunidade geocultural da lusofonia, numa investigação sobre as oportunidades oferecidas pela Web 2.0 ao aprofundamento da comunicação intercultural.
Através da abordagem teórico-metodológica da Comunicação para o Desenvolvimento, será estudado o contributo de conteúdos produzidos no âmbito desta investigação, a exibir no Museu Virtual da Lusofonia, para a promoção da diversidade e do diálogo entre culturas, em Portugal, no Brasil e em Moçambique.
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Armando Jorge Lopes (Universidade Eduardo Mondlane) e Muniz Sodré (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

 

mMaria do Carmo Piçarramail

Tema do pós-doutoramento: “Cinema Império”. Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema.
Resumo: Visa-se analisar como Portugal imaginou o colonialismo através do cinema, como este traduziu reconfigurações ideológicas do Estado Novo e como foi influenciado pelas políticas coloniais francesa e britânica e respetivo modo de projeção pelo cinema. Propõe-se também analisar como as representações dos territórios coloniais foram questionadas pelos movimentos de libertação.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).

 

 

Maria Jose BritesMaria José Britesmail

Tema do pós-doutoramento: ANLite: Audiências, Notícias e Literacia
Resumo: Pesquisas internacionais (Mihailidis, 2012; Hobbs et al, 2011; Brites, 2013; Brites et al, 2016; Brites et al, no prelo/2017) sustentam a relevância das notícias como elementos de socialização e de promoção de uma consciência crítica social. Torna-se evidente e imperativo o reforço das articulações entre a educação e a comunicação, orientadas para a cidadania ativa (Soares, 2000). Esta pesquisa visa identificar contributos para uma literacia cívico-mediática por parte de comunidades juvenis, escola, família e media noticiosos. Entre as metodologias participativas usadas, encontra-se a produção de conteúdos, entrevistas e formação.
Orientação: 
Manuel Pinto (Centro de Estudos e Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa) e Cindy Carter (Universidade de Cardiff).

 

 

Moises limiaMoisés Limiamail

Tema do pós-doutoramento: Relações entre Jornalismo e Literatura ao longo da História: uma aproximação histórica, temática, ontológica e comparada
Resumo: Estudo da evolução das relações entre Jornalismo e Literatura ao longo da história. Especificamente, pretendemos elaborar, a partir da construção prévia de um quadro teórico, uma abordagem metodológica ad hoc para o estudo da história comparativa das relações entre Jornalismo e Literatura, abrangendo as suas fases mais significativas através de estudos de caso concatenados.
Orientação: Manuel Pinto (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).

 

 

marina moreno

Mónica Carvalhomail

Tema do pós-doutoramento: CIRIS  –  Comunicação do risco industrial em Portugal.
Resumo: Este projeto visa investigar  de  que  modo se  dá  a  comunicação do risco industrial  em Portugal,  tendo como foco  os principais  atores envolvidos  –  indústrias, autoridades, média  e  público, principalmente quem vive  perto das indústrias. Serão considerados os três  principais complexos industriais portugueses: Matosinhos, Estarreja  e  Sines. A  referência legal é  a Diretiva  Seveso. O projeto é  desenvolvido no âmbito de um pós-doutoramento vinculado ao  Centro de Estudos  de  Comunicação  e Sociedade  da  Universidade  do Minho.
Orientação: Anabela Carvalho (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).

 

 

Paula Lobo

Paula Lobomail

Tema do pós-doutoramento: Construir pontes entre as narrativas públicas e as experiências privadas – uma perspetiva de género na construção dos média sobre a taxa de natalidade
Resumo: Este projeto procura apresentar uma abordagem interativa do papel dos média como plataformas para o debate entre o declínio da taxa de natalidade e as persistentes desigualdades de género, nas esferas públicas e privadas. Estes dois complexos problemas sociais encontram em Portugal um caso particular, onde a taxa de natalidade é a mais baixa da Europa e estudos apontam inclusivamente que as perspetivas de género são raramente incluídas no discurso mediático. Considerando estes pressupostos, desenvolve-se uma metodologia de ação-investigação que pretende: a) reunir e analisar notícias e documentos públicos; b) analisar redes sociais e depoimentos de intervenientes em entrevistas semi-estruturadas; c) criação de condições para a realização de debates entre jornalistas, investigadores, ONG, entre outros, através de workshops e plataformas online.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra) e Olga Bailey (Universidade de Nottingham Trent – Reino Unido).

 



Denicoli

Sérgio Denicolimail

Tema do pós-doutoramento: Regulação na internet: uma análise global da perspetiva Portuguesa e Europeia
Resumo: O acesso à Internet atinge, nos dias de hoje, mais de 2 biliões de utilizadores. O crescimento da World Wide Web tem suscitado discussões sobre a regulação dos conteúdos online. Este projeto pretende, assim, refletir sobre a integração de Portugal no debate internacional sobre este tema, em assuntos como a proteção dos jovens, direitos de autor, privacidade, e-commerce, vigilância, etc. Neste sentido, este estudo aponta uma perspetiva crítica sobre a forma como a regulação da Internet está a ser pensada na Europa, comparada com outras experiências no mundo.
Orientação: Helena Sousa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria Michalis (Universidade de Westminster, Reino Unido).

 

 

vValéria Marcondesmail

Tema do pós-doutoramento: O “outro” e o imaginário mediático
Resumo: Estudos culturais, sociologia, filosofia e teorias do jornalismo compõem o quadro teórico deste projeto. Pretende-se analisar os discursos mediáticos que abordam a temática dos refugiados do Médio Oriente (“o outro”), interrogando práticas comuns na representação destes grupos, silenciamentos e mecanismos de exclusão. A amostra desta observação compreende os jornais Expresso e Público (Portugal), Folha de São Paulo e O Globo (Brasil).
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).