O Doutoramento em Estudos Culturais é um programa de 3º ciclo coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), em colaboração com o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH).
Este Doutoramento é de natureza multi, inter e transdisciplinar. A componente curricular privilegia o sólido aprofundamento de conteúdos a nível teórico e metodológico, que são transversais e comuns às possíveis e diversificadas temáticas de interesse para os discentes.

O Doutoramento em Estudos Culturais tem como objetivo fundamental a formação de quadros altamente qualificados para o exercício de funções na área da Cultura, assim como para a produção de investigação de excelência neste campo. O perfil do DEC corresponde a diversas áreas interdisciplinares no campo da Cultura. Neste sentido, os Estudos Culturais são perspetivados na interseção dos Estudos Artísticos e Literários com as Ciências da Comunicação, a Sociologia, a Psicologia, a História, a Antropologia e a Geografia.

As populações, os poderes públicos e as instâncias económicas têm vindo a ser confrontados com questões às quais uma formação em Estudos Culturais pode responder. Questões prementes como o combate às múltiplas formas de discriminação social (sexismos, racismos, etc.), a promoção de maior participação cívica, a criação e/ou dinamização de museus, festivais, eventos, roteiros turísticos e indústrias culturais e criativas em geral.

Não só a formação de investigadores nesta área é imprescindível, como também o é a preparação de estudantes para trabalhar em equipas multidisciplinares (e internacionais) na resolução de problemas que dizem respeito às relações entre cultura e desenvolvimento sustentável, às políticas públicas da cultura, à comunicação intercultural, à ética empresarial, à preservação e gestão do património, etc. Em suma, o DEC tem como fim a excelência na formação científica, no âmbito de uma afirmação não só nacional mas com uma forte componente internacional, trabalhando em articulação com uma rede de instituições culturais e artísticas, de cariz regional e nacional, com as quais já foram estabelecidos alguns protocolos de cooperação.

Comissão de Curso:

– Rosa Cabecinhas, Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, UMinho
– Manuel Pinto, Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, UMinho
– Mário Matos, Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos, Instituto de Letras e Ciências Humanas, UMinho