O Doutoramento em Estudos Culturais é um programa de 3º ciclo coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), em colaboração com o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH).

O primeiro semestre é composto por três unidades curriculares que visam proporcionar aos estudantes os fundamentos básicos e o contacto aprofundado com as principais correntes, teorias e metodologias dos Estudos Culturais. O 2º semestre é dedicado à elaboração e acompanhamento do projeto de investigação, que é apresentado e discutido publicamente no final do 1º ano letivo. Os 2º e 3º anos são dedicados aos trabalhos inerentes ao desenvolvimento do projeto de investigação e à redação da dissertação, com a supervisão de um investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) ou do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). Caso seja considerado apropriado, poderá haver co-orientação envolvendo investigadores de outras unidades de investigação nacionais ou estrangeiras.

 

Plano Curricular


Imagem2

Legenda: EC – Estudos Culturais; DCC – Departamento de Ciências da Comunicação (ICS); DSoc – Departamento de Sociologia (ICS); DEGE – Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (ILCH); DEINA – Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (ILCH); DER – Departamento de Estudos Românicos (ILCH)

 

 

 

 

 

Nota:

  • Os estudantes poderão personalizar o seu percurso académico através da frequência de seminários, aulas abertas, etc.
  • Orientação a definir de acordo com o objeto de investigação de cada estudante (acompanhamento regular e individualizado da trajetória de investigação de cada orientando).
  • Possibilidade de orientação e defesa das provas de doutoramento em várias línguas.