barra

Equipa: Sara Balonas (coordenadora), Rosa Cabecinhas (Comunicação Intercultural), Rita Ribeiro (Sociologia), Teresa Ruão (Comunicação Estratégica), Ana Melo (Comunicação Estratégica), Sandra Marinho (Ciências da Comunicação).
Período de execução: setembro de 2015  a março de 2017 (18 meses)

O fluxo, a morte e o acontecimento mediático

Investigador Principal: Moisés de Lemos Martins
Parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais
Financiado pela FCT (Portugal) e pela CAPES (Brasil)
Período de execução 2014-2015

Compolis – Comunicação e Envolvimento Político em Questões Ambientais

Investigadora Principal: Anabela Carvalho
Financiado pela FCT (EXPL/IVC-COM/1717/2012)
Período de execução: 2013-2014

 

EngageBook: tocar, ler e brincar

Investigador Principal: Nelson Zagalo
Financiado pela FCT (PTDC/CCI-COM/119030/2010)
Período de execução: 2012-2014

Escolinhas Criativas

Investigadora Principal: Sara Pereira
Financiado pelo FEDER/QREN (Projeto em co-promoção nº 13720)
Período de execução: 2011-2013

 

Narrativas Identitárias e Memória Social

Investigadora Principal: Rosa Cabecinhas
Financiado pela FCT (PTDC/CCI-COM/105100/2008)
Período de execução: 2010-2013

O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista

Investigadora Principal: Rosa Cabecinhas
Financiado pela FCT (PTDC/CCI-COM/114182/2009)
Período de execução: 2010-2014

 

Desenvolvimento da nova geração de materiais de aprendizagem híbridos

Projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos da Criança da Universidade do Minho, com a participação do investigador do CECS Nelson Zagalo
Investigadora principal: Clara Coutinho (CIEd/UM)
Financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/110417/2009)
Período de execução: 2010-2014

 

Navegando com o Magalhães: estudo sobre o impacto dos média digitais nas crianças

Investigadora Principal: Sara Pereira
Financiado pela FCT (PTDC/CCI-COM/101381/2008)
Período de execução: 2010-2013

Processamento de Sinais Sociais em Interacção Humano-Computador

Projeto desenvolvido pelo Centro Algoritmi da Universidade do Minho, com a participação do investigador do CECS Nelson Zagalo
Financiado pela FCT (PTDC/EIA-EIA/098634/2008)
Período de execução: 2009-2013

 Educação para os Media em Portugal – Experiências, actores e contextos

Investigador Principal: Manuel Pinto
Financiado pela ERC
Período de execução: janeiro de 2010 – março de 2011

Os postais ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário

Investigador Principal: Moisés de Lemos Martins
Financiado pela FCT (PTDC/CCI/72770/2006)
Período de execução: 2007-2011

Implicações Pedagógicas da Utilização de PODCASTS em Blended-learning

Projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos da Criança da Universidade do Minho, com a participação da investigadora do CECS Rosa Cabecinhas
Investigadora responsável: Ana Amélia Carvalho (IE/UM)
Financiado pela FCT
PTDC/CED/70751/2006
Período de execução 2007-2009

 

A política das alterações climáticas: discursos e representações

Investigadora Principal: Anabela Carvalho
Financiado pela FCT
POCI/COM/56973/2004
Período de execução
2005-2007

Museu Virtual da Lusofonia

Coordenador: Moisés de Lemos Martins
Período de execução: 2015-2017
Parcerias: Universidade de Brasília (Brasil), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)

Figurações da Experiência na Cultura Visual

Investigador Principal: Moisés de Lemos Martins
Início: 2011

História dos Videojogos em Portugal

Investigador Principal: Nelson Zagalo
Início: 2010

Género e Heterosexualidade: discursos e imagens na publicidade e nos média

Desenvolvido pelas investigadoras do CECS Zara Pinto Coelho e Silvana Mota Ribeiro
Início: 2005

Novos Modelos de Comunicação para Média Interativos

Sediado no EngageLab, com participação do investigador do CECS Nelson Zagalo
Período de execução: 2009-2012

Migrações, Média e Diálogo Intercultural

Investigadora Principal: Rosa Cabecinhas
Período de execução: 2009-2015

Espaço lusófono – língua portuguesa e identidade lusófona

Investigador Principal: Moisés de Lemos Martins
Período de execução: 1997-2004

BARRA2

Comunicação, cultura e patrimônio histórico no Distrito Federal

Coordenado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Brasil), com a participação da investigadora do CECS Madalena Oliveira
Financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Brasil)
Período de execução
2016-2017

Transliteracy

Transmedia Literacy Exploiting Transmedia Skills and Informal Learning Sttrategies to Improve Formal Education
Universitat Pompeu Fabra (Coord.), Espanha
Coord. equipa portuguesa: Sara Pereira (CECS)
Duração: Abril, 2015-Abril, 2018
Financiado: UE

RESCLIMA

É sobre a relação entre ciência e cultura do senso comum e as representações sociais das alterações climáticas.
Financiado pelo Ministerio de Economía e Competitividade de Espanha.
Investigadora Anabela Carvalho (CECS) integra a equipa científica.

 

 

Arle Kin – Formação em Mediação para a Inclusão Social através da Mobilidade Europeia

Projeto europeu Programme d’éducation et de formation tout au long de la vie Coordenadora: Ana Maria Costa e Silva (CECS)
Arle Kin – Formation à Lá Mediation por l’Inclusion Sociale pour la mobilité Européenne
539947-LLP-A-2013-1-FR-GRUNDTVIG-GMP
2013-2016

eMEL-E-Media Education Lab: an online laboratory for the development of media literacy skills for teachers in initial and ongoing training

Equipa portuguesa: Sara Pereira (coordenadora), Manuel Pinto.
Programa ERASMUS , ação-chave 2: Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas.
e-media education lab, under the ERASMUS Programme (Agreement Number – 14PT0009)

 

SHARE- Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe

Projeto europeu com uma equipa portuguesa liderada pela investigadora Alice Matos (CECS)
FCT e Fundação Calouste Gulbenkian

Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union

COST Action IS1205, com a participação da investigadora do CECS Rosa Cabecinhas
Início: 19/11/2012    Fim: 18/11/2016

 

INOGOV – ‘Innovations in Climate Governance: Sources, Patterns and Effects
COST Action IS1309, com a participação da investigadora do CECS Anabela Carvalho
Início: 05/06/2014     Fim: 04/06/2018
EMEDUS – European Media Literacy Education Study
Projeto sediado na Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), com participação dos investigadores do CECS Manuel Pinto e Sara Pereira,
Financiado pelo Lifelong Learning Programme – Leonardo da Vinci
Período de execução
2007-2013

Gestão de Conflitos, socialização e jovens universitários

UMinho: Ana Maria Costa e Silva (coord), Eduardo Duque, Lurdes Carvalho e Rosa Cabecinhas
Univ. Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires – Argentina: Florencia Brandoni (coord.), Carlos Rozenkrantz, Isabel Robalo e Silvina Carlini
Duração: 2014 – 2017

COMPON
Projeto concebido para abordar as causas da variação nas respostas sociais e governamentais relativas à redução de gases do efeito estufa (especialmente o CO2) nos níveis na atmosfera global. Investigadora Anabela Carvalho (CECS), integra a equipa.