No próximo dia 3 de março terá lugar o segundo Seminário Doutoral de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais do ano letivo 2022-2023. De manhã, pelas 10h00, no Laboratório 0.06 do ICS, Alberto Sá ministrará a sessão “Organização e gestão bibliográfica”. De tarde, pelas 14h30, na Sala de Atos do ICS, Anabela Carvalho proferirá a sessão “Escrita Científica”.
Alberto Sá é professor auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, no Departamento de Ciências da Comunicação. É Diretor-Adjunto do Mestrado em Media Arts e exerceu anteriormente os cargos de Diretor-Adjunto de Departamento (2019-2021), de Diretor da Licenciatura (2015-2017) e de Diretor-Adjunto do Mestrado em Ciências da Comunicação (2017-2019).
É investigador do CECS onde tem desenvolvido trabalhos de investigação sobre os estudos da memória social e coletiva e das representações sociais, na mediação digital e tecnológica da memória (da qual realizou Tese de Doutoramento sobre Arquivos e Preservação Digital da Memória). Os seus interesses de investigação também se estendem à História Urbana Medieval (da qual fez provas de mestrado).
É membro da equipa de investigação do projeto científico AUDIRE e do projeto MigraMediaActs. É responsável pelo projeto “Produções CC-UMinho: Projetos Audiovisuais Curriculares em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho”, com financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Tem lecionado diversas unidades curriculares tanto de licenciatura como de mestrado, na área de especialidade de Audiovisual e Multimédia: “Design de Comunicação e de Publicação”, “Composição Digital”, “Técnicas de Criação e Comunicação na Arte e na Cultura”, “História das Media Arts” e “Teoria dos Meios Digitais”.
Anabela Carvalho é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde leciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente; Comunicação Internacional; e Comunicação Política.
A sua investigação centra-se nos domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento politico, com particular incidência no tema das alterações climáticas.
É autora e/ou organizadora de livros como Climate Change Politics: Communication and Public Engagement (com T.R. Peterson; 2012), Citizen Voices: Performing Public Participation in Science and Environment Communication (com L. Phillips e J. Doyle, 2012), e As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos (2011), bem como de vários números temáticos de revistas científicas, para além de cerca de uma centena de artigos científicos e capítulos de livros.
Foi ‘Associate Editor’ da revista Environmental Communication (2010-2012) e é actualmente ‘Associate Editor’ da revista Frontiers in Communication: Science and Environmental Communication.
Anabela Carvalho é co-fundadora e ex-Presidente e Vice-Presidente da Secção de Comunicação de Ciência e Ambiente da European Communication Research and Education Association (ECREA) (2007-2014), bem como co-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e ex-membro eleita do seu Board of Directors (2011-2015).