Seminário Internacional Descolonizar o conhecimento: possibilidades e desafios
11 e 12 de julho de 2022
O Seminário Internacional “Descolonizar o conhecimento: possibilidades e desafios” teve lugar nos dias 11 e 12 de julho, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
4º Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade
7 de julho de 2022
Realizou-se, no dia 7 de julho, pelas 16h30, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais, o 4º. Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade.
3º Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade
2 de junho de 2022
Realizou-se, no dia 2 de junho, pelas 16h30, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais, o 3º. Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade.
2º Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade
28 de abril de 2022
Realizou-se, no dia 28 de abril, pelas 16h30, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais, o 2º. Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade.
Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais: “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”
19 de abril de 2022
Teve lugar, no dia 19 de abril, pelas 15h00, no Instituto Politécnico de Bragança e via Zoom, o Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais. “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto” foi o tema desenvolvido por José Sérgio.
1º Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade
30 de março de 2022
Realizou-se, no dia 30 de março, pelas 16h30, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais, o 1º. Encontro de Investigadores em Comunicação e Diversidade.
Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais: “A África existe? Notas sobre o objeto dos estudos africanos”
17 de março de 2022
Teve lugar no dia 17 de março, pelas 15h00, via Zoom, mais uma sessão do Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais. “A África existe? Notas sobre o objeto dos estudos africanos” foi o tema desenvolvido por Elísio Macamo.
Seminário “Repensando os sentidos e as fronteiras do imperial e do colonial”
25 de fevereiro de 2022
Teve lugar, no passado dia 25 de fevereiro, o Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais dedicado ao tema “Repensando os sentidos e as fronteiras do imperial e do colonial”. O evento contou com a participação de Miguel Bandeira Jerónimo, da Universidade de Coimbra, e José Pedro Monteiro, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Seminário Permanente de Estudos Pós-coloniais sobre “O Museu Virtual da Lusofonia e a Pós-colonialidade”
26 de janeiro de 2022
Moisés de Lemos Martins foi o protagonista do Seminário de Estudos Pós-coloniais do CECS, que se realizou no dia 26 de janeiro, a partir das 17h00, via plataforma Zoom. “O Museu Virtual da Lusofonia e a Pós-colonialidade” foi o tema a desenvolver pelo diretor do MVL.
Seminário “No rescaldo do colonialismo: Nostalgia, pós-memória, escrita reparadora e (re)história”
10 de dezembro de 2021
No dia 10 de dezembro, pelas 15h00, teve lugar mais uma sessão do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais. “No rescaldo do colonialismo: Nostalgia, pós-memória, escrita reparadora e (re)história” foi o tema; Orquídea Ribeiro (UTAD) foi a convidada.
Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais com Nazir Ahmed Can
22 de outubro de 2021
No passado dia 22 de outubro, pelas 15h00, teve lugar mais uma sessão do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais. “João Paulo Borges Coelho: ficção e cesura” foi o tema; Nazir Ahmed Can o convidado.
Seminário “Do Modernizar as Tradições à Glocalização da Academia”
25 de maio de 2021
No dia 25 de maio, pelas 16h00, teve lugar o Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais intitulado “Do Modernizar as Tradições à Glocalização da Academia”. A sessão contou com a participação de José Castiano, Emília Afonso Nhalevilo, Armindo Armando, Sheila Khan, Adelino Assane e moderação de Jessemusse Cacinda.
Sessão “Entre o colonial e o pós-colonial. A etnicidade em Angola”
24 de maio de 2021
Teve lugar, no dia 24 de maio, pelas 16h00, a sessão “Entre o colonial e o pós-colonial. A etnicidade em Angola”, com Vasco Martins (CES, Universidade de Coimbra).
Seminário “Reconciliação Nacional em Moçambique. A importância do processo do DDR”
22 de abril de 2021
“Reconciliação Nacional em Moçambique. A importância do processo do DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração)” foi o tema do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais que teve lugar no dia 22 de abril. José Castiano e Clério da Cruz, da Universidade Pedagógica foram os convidados.
Seminário “A memória da escravidão: museus e monumentos como instrumentos de debate público sobre o passado escravista”
19 de março de 2021
“A memória da escravidão: museus e monumentos como instrumentos de debate público sobre o passado escravista” foi o tema do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais que teve lugar no dia 19 de março, pelas 15h00.
Seminário Interdisciplinar discute interculturalidade e consciência histórica
12 de março de 2021
No dia 12 de março realizou-se o Seminário Interdisciplinar Interculturalidades e consciência histórica: desafios atuais para a cidadania, que reuniu diversos investigadores para partilharem experiências em torno dos estudos sobre consciência histórica, representações sociais, narrativa, identidade, memória cultural, práticas e experiências no sistema educativo, pensando nas dimensões interculturais, transnacionais e globais atuais. O Seminário realizou-se em formato online, através da plataforma Zoom, a partir das 14 horas.
Seminário “Ativismo em Angola: manual de resistência”
25 de fevereiro de 2021
No dia 25 de fevereiro, pelas 17h00, teve lugar mais um Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais. Intitulada “Ativismo em Angola: manual de resistência”, a sessão contou com a moderação de Joana Fonseca, da Universidade de Coimbra, e com a participação de Adolfo Maria, nacionalista angolano e dos ativistas angolanos, Laurinda Gouveia e Hitler Samussuku.
Seminário sobre comunicação intercultural em perspetiva: olhares sobre a “crise migratória” e a cobertura cultural no Brasil e em Portugal
24 de fevereiro de 2021
A sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade reuniu duas investigações que se debruçaram sobre perspetivas distintas de comunicação e de diálogo intercultural. O doutorando Cláudio Abdo (CECS) fez uma comunicação centrada nas perceções sobre a crise migratória em Braga (Portugal) e a doutoranda Mariana Müller (CECS/ICNOVA) apresentou uma análise da cobertura jornalística da cultura no Brasil e em Portugal.
A sessão também contou com a presença de Dora Santos Silva (ICNOVA) e Maria José Brites (CICANT) como dinamizadoras e moderadoras.
Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais com Dan Hicks
20 de janeiro de 2021
Dan Hicks foi o convidado do Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais do CECS, que se realizou no dia 20 de janeiro, via Zoom.
Seminário “O passado colonial como problema não encerrado na contemporaneidade. A descolonização mental como possibilidade intercultural em tempo de ressentimento”
11 de dezembro de 2020
Decorreu, no passado dia 11 de dezembro, o Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais dedicado ao tema “O passado colonial como problema não encerrado na contemporaneidade. A descolonização mental como possibilidade intercultural em tempo de ressentimento”, com a participação de Luís Lisboa, dirigente da FUA-Frente Unitária Antifascista, e de Pedro Schacht Pereira, professor na Ohio State University (EUA).
Seminário “Um inconsciente europeu. racismo, memória, cidadania”
25 de novembro de 2020
Teve lugar, no dia 25 de novembro, pelas 14h30, o Seminário Permanente em Estudos Pós-Coloniais. A sessão, dedicada ao tema “Um inconsciente europeu. racismo, memória, cidadania”, contou com a participação de Paulo de Medeiros, da Universidade de Warwick.
Seminário sobre “A luta de libertação e construção da nação em Angola”
1 de outubro de 2020
Realizou-se, no dia 1 de outubro, pelas 15h00, na sala de atos do ICS, o Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade sobre “A luta de libertação e construção da nação em Angola”. A sessão contou com a presença de Marissa Moorman, da Universidade do Indiana nos Estados Unidos da América, e com Vasco Martins, da Universidade de Coimbra.
Debate em torno do documentário “Moçambique. Sonhos Lúcidos”
23 de novembro de 2019
No passado dia 23 de novembro realizou-se um debate em torno no documentário “Moçambique. Sonhos Lúcidos”. O evento começou pela projeção do documentário, seguindo-se o debate com a presença dos realizadores João Campos e Fernando Almeida e moderação de Sheila Khan e Rosa Cabecinhas.
Responsabilidade cívica e histórica dos Censos em debate
28 de outubro de 2019
No passado dia 19 de outubro, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu um debate sobre a responsabilidade cívica e histórica dos Censos, promovido pelo Doutoramento em Estudos Culturais, em parceria com os Seminários Permanentes de Comunicação e Diversidade e de Estudos Pós-Coloniais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Seminários Permanentes debatem Responsabilidade Cívica e Histórica dos Censos
19 de outubro de 2019
O debate teve lugar no dia 19 de outubro, pelas 16h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e contou com a participação de Cristina Roldão (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), Beatriz Gomes Diaz (Associações de AfroDescendentes), Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais), Pedro Bacelar (Assembleia da República), Miguel de Barros (Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral) e Moisés Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade).
Aula aberta com Miguel de Barros
Teve lugar, no dia 18 de outubro, uma aula aberta no âmbito do Doutoramento em Estudos Culturais com Miguel de Barros.
Seminário “A Lusofonia enquanto olhar pós-colonial”
17 de junho de 2019
Teve lugar, no dia 17 de junho, pelas 14h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais sobre “A Lusofonia enquanto olhar pós-colonial: ranço colonial ou possibilidade intercultural?”, com o investigador Vítor de Sousa.
Seminário “Memória, silenciamentos, poder: a guerra colonial e os espelhos da História”
30 de maio de 2019
Teve lugar, no dia 30 de maio, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais intitulado “Memória, Silenciamentos, Poder: a Guerra Colonial e os espelhos da História”, com Miguel Cardina.
Seminário sobre Igualdade de género e diversidade em contexto universitário
A primeira sessão de 2019 do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho decorreu no dia 15 de janeiro, das 14h30 às 17h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais. Intitulado “Igualdade de género e diversidade em contexto universitário: perspetivas e desafios”, este seminário foi dedicado à apresentação e discussão de dois projetos internacionais.
Estudos Culturais e Estudos de Género articulados em Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade
26 de junho de 2018
Realizou-se, no dia, 15 de junho, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do ICS, a sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade sobre “Género e estudos culturais: contextos e intersecções”, com Camila Craveiro, Dunia Etura e Sheila Khan.
O dinamismo dos Estudos Culturais e de Género é visível na diversidade de produção científica registada nos últimos anos. Com origens e percursos históricos distintos, tornou-se clara a necessidade de articulação entre estas áreas de estudo. Esta sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade procurou, pois debater esta articulação, através da apresentação de dois estudos empíricos.
Com uma comunicação intitulada “Ser (e envelhecer) migrante brasileira em Portugal: vivências re-contadas em Histórias de Vida”, Camila Craveiro explicou os resultados das histórias de vida que fez com mulheres brasileiras com mais de 50 anos e a viver em Portugal mais de 10 anos. Explicou também as suas estratégias de agência para lutar contra os preconceitos.
Por seu turno, Dunia Etura apresentou a “La influencia de las mujeres periodistas de TVE en el cambio de modelo de mujer del franquismo a la transición democrática”, explicando o contexto histórico espanhol nas décadas de ditadura franquista e qual o impacto que as mulheres que entraram para a televisão trouxeram em termos de narrativas e temáticas.
Esta sessão foi organizada em parceria com o Think Tank Communitas.
A construção e a reificação de estereótipos em discussão na oficina sobre “A Comunicação Social e as Comunidades Ciganas”
26 de abril de 2018
No passado dia 20 de abril, “A Comunicação Social e as Comunidades Ciganas” foi o tema de um workshop no âmbito do Seminário Permanente “Comunicação e Diversidade”, organizado pelo CECS.
Com as participações da socióloga Sílvia Gomes e da jornalista Ana Cristina Pereira (Público), discutiu-se a forma como a imprensa veicula determinada imagem sobre grupos minoritários, contribuindo para a construção e reprodução de estereótipos.
No seminário estiveram também a socióloga Maria José Casa-Nova, coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas – tentando mostrar aos presentes a importância de se ter uma atitude responsável na cobertura noticiosa de grupos sociais vulneráveis – e três alunos da Escola de Nogueira, que partilharam um pouco da sua experiência pessoal.
“Gerações, média e diversidades”
8 de março de 2018
O Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade (SPCD) do CECS promoveu no passado dia 6 de março, uma sessão subordinada ao tema “Gerações, media e diversidades”. A iniciativa, que decorreu no Auditório de Engenharia I, foi dinamizada em torno do texto “Age, Generation and the Media”, da autoria de Göran Bolin e Eli Skogerbø (2013), e de uma TedTalk de Ashton Applewhite “Let’s End Ageism”.
Estes recursos foram cruzados com os trabalhos de investigação de Inês Amaral, Maria José Brites, Sara Isabel Magalhães e Lénia Rego. Inês Amaral é Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais, literacia digital, tecnologias e envelhecimento ativo, e consumos mediáticos na era digital. Já Maria José Brites é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e é a Coordenadora portuguesa do projeto Europeu Media in Action. Por seu lado, Lénia Rego é doutoranda de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e investiga a relação entre os idosos e a rádio. Por fim, Sara Isabel Magalhães desenvolve o projeto de pós-doutoramento no Centro de Psicologia da FPCE da Universidade Porto, olhando as múltiplas dimensões do envelhecimento através das lentes dos estudos feministas dos media, da psicologia social crítica e da teoria da intersecionalidade.
Texto: Lénia Rego
Fotos: Vítor de Sousa
A mediatização da “crise dos refugiados” em discussão no Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade
16 de junho de 2017
Vanessa Marcondes, investigadora de pós-doutoramento do CECS foi a oradora convidada do último Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, que se realizou na tarde do dia 13 de junho, no ICS da UMinho. A sua intervenção teve como foco um estudo sobre Os “outros” no Público: Representações da “crise dos refugiados”. A sessão contou com o comentário de Mariana Reis Barbosa, docente na Universidade Católica do Porto e membro da comissão executiva da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados. Vanessa Ribeiro Rodrigues, jornalista, documentarista, investigadora e docente na Universidade Lusófona do Porto foi a moderadora da sessão.
O estudo apresentado trouxe para a discussão as questões em torno da visibilidade e do silenciamento que existe sobre os refugiados no que concerne ao tratamento noticioso. O que é dito, pela voz de quem e o que fica na penumbra mediática foram aspetos ressaltados pela investigação de Vanessa Marcondes e trazidos para o debate através da experiência no terreno, na Grécia, de Mariana Reis Barbosa. Vanessa Rodrigues relatou também alguns dos aspetos relacionados com a cultura jornalística e a situação atual que contribuem para determinados regimes de visibilidade no que diz respeito aos refugiados.
Uma sessão muito participada e discutida, com pontos de vista que cruzaram a investigação académica, o olhar da sociedade civil organizada e do jornalismo. Um das principais conclusões deste último seminário do ano letivo foi que as temáticas em torno dos refugiados têm uma “visibilidade não visível” em termos mediáticos, contribuindo para o não entendimento da questão e para a sua descontextualização.
Texto: Carla Cerqueira
Ação de formação complementar sobre “Reflexividade e prática científica” com Manuela Ivone Cunha
22 de março de 2017
A investigadora Manuela Ivone Cunha ministrou, no dia 22 de março (16h30-19h30), uma formação sobre “Reflexividade e prática científica”, integrada no ciclo de ações complementares, no quadro do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”. Decorreu no pequeno Auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Organizadas pelo CECS, estas ações são dirigidas aos alunos das quatro edições do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” e destinam-se, preferencialmente, aos doutorandos do curso, mas também a alunos de formação pós-graduada das instituições pertencentes ao consórcio.
Até junho, estão marcadas mais duas ações, sendo que a próxima decorrerá no dia 13 de maio e será protagonizada por Alberto Sá (“Pesquisa bibliográfica, normas de cutação e gestão digital de referências (Endnote/Mendeley)”.
Toda a informação, aqui.
Tertúlia sobre Comunicação e Mediação Intercultural
21 de março de 2017
Teve lugar no dia 21 de março uma tertúlia intitulada “Comunicação e Mediação Intercultural”. A iniciativa, que decorreu no quadro do Seminário Permanente Comunicação e Diversidade do CECS, assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (ONU).
Foram intervenientes nesta tertúlia Cristina Milagre, coordenadora do Núcleo para o Diálogo Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações, Elisabete Pinto da Costa, diretora do Instituto de Mediação de Conflitos da Universidade Lusófona do Porto, e Margarida Morgado, diretora do Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A sessão foi dinamizada por Ana Maria Silva e Rosa Cabecinhas, ambas investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade do CECS
21 de fevereiro de 2017
Com o título “Ilha de Moçambique: onde a diversidade constrói a identidade” realizou-se no dia 21 de fevereiro, às 14h30, na Sala de Atos do ICS da Universidade do Minho, mais uma sessão do Seminário Permanente Comunicação e Diversidade do CECS, dinamizada desta vez por Lurdes Macedo, investigadora de pós-doutoramento do CECS.
Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade do CECS
22 de novembro de 2016
Realizou-se no dia 22 de novembro de 2016 (14h30), na sala de reuniões do ICS-UMinho, uma sessão do Seminário Permanente de Comunicação & Diversidade do CECS. Foi dinamizada por Carla Cerqueira e Renísia Filice (Professora na UnB/Brasil), com a discussão do texto de Gayatri Spivak “Can the subaltern speak?”.
Seminário Internacional e Interdisciplinar “Viver em|a mobilidade: Rumo a Novas Culturas de Tempo, Espaço e Distância”
10 e 11 de novembro de 2016
Realizou-se nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 o Seminário Internacional e Interdisciplinar “Viver em|a mobilidade: Rumo a Novas Culturas de Tempo, Espaço e Distância”. Decorreu, no primeiro dia, no Espaço gnration (centro de Braga) e, no dia 11, na UMinho (ICS), tendo como keynote speaker Noel B. Salazar, que falou sobre “Mobility, mobilities, immobility: An anthropological perspective”.
Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade
14 de setembro de 2016
A conferência inaugural do Seminário Permanente “Comunicação e Diversidade”, foi proferida pelo Professor Moisés de Lemos Martins, que desenvolveu um “Ensaio sobre a diversidade: o Outro como totalidade e infinito”. Teve lugar no dia 14 de setembro de 2016 (11h00), na sala de atos do ICS e foi moderada pela Professora Zara Pinto-Coelho, coordenadora do Grupo de Investigação de Estudos Culturais.
O Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade foi criado por investigadoras/es do Grupo de Estudos Culturais do CECS com o objetivo de promover a discussão com base em diferentes abordagens teóricas, metodológicas e empíricas existentes na área.
Seminário “Textualidades em fluxo: para captar os media como experiência”
21 de junho de 2016
Seminário sobre Textualidades em fluxo: para captar os media como experiência, 21 de junho de 2016, sala de atos do ICS-UMinho (14h30). O seminário contou com a intervenção de investigadores da UFMG e do CECS. A iniciativa inscreveu-se no encerramento do projeto FCT/CAPES “O Fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos em torno do ‘acontecimento mediático’” (CECS/UFMG).
Seminário sobre “O fluxo e a morte: dos média ao turismo”
30 de abril de 2015
Decorreu no dia 30 de abril (14h30), na sala de atos do ICS da Universidade do Minho (Braga) um seminário sobre “O fluxo e a morte: dos média ao turismo”. Foi mais uma iniciativa no quadro do projeto “O fluxo, a morte e o acontecimento mediático”, coordenado por Moisés Martins, numa parceria entre a Universidade do Minho (Portugal)-CECS e a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), aprovado no âmbito do Edital Capes/FCT 2013.
Seminário, no âmbito do projeto FCT/CAPES: “O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático’”
11 de novembro de 2014
No âmbito do projeto “O fluxo e a morte: desafios teórico-metodológicos acerca do ‘acontecimento mediático'” (FCT/CAPES), que reúne um conjunto de investigadores do CECS e da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), realizou-se no dia 11 de novembro de 2014 (15h00), na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), um seminário que decorreu sob o tema “Textos, mídia, mediações e processos de significação: noções teóricas e aspectos metodológicos”.
3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português
21 de fevereiro de 2014
Teve lugar no dia 21 de fevereiro de 2014, na Universidade de Aveiro, o 3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português. O evento juntou vários doutorandos com investigações em curso sobre cinema português, proporcionando-lhes uma oportunidade para testar argumentos e debater as suas ideias. O 3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português foi organizado pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais (CECS-UMinho/UAveiro), juntamente com a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UCoimbra) e o Instituto de História Contemporânea (IHC)-UNLisboa).
Seminário internacional “Narrativas e memória social: abordagens teóricas e metodológicas”
29 e 30 de junho de 2012
O Seminário internacional “Narrativas e memória social: abordagens teóricas e metodológicas” decorreu nos dias 29 e 30 de junho de 2012, no auditório do Instituto de Educação, na Universidade do Minho, em Braga. O seminário foi organizado pela equipa do projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais” (CECS/FCT).