Albertino Gonçalves
Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho, doutorou-se em Sociologia em 1994. Ensina e investiga em sociologia da cultura e da arte. Dirige o Departamento de Sociologia.
Alice Balbé
Doutorada em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2018, com a tese intitulada “Representações das alterações climáticas nas redes sociais Facebook e Twitter”, realizada sob financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Alice é mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo, pela mesma universidade (UM), e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Franciscana, UFN, no Brasil.
Ana Macedo
Ana Macedo é doutorada em Estudos Culturais (2019) pela Universidade do Minho em parceria com Universidade de Aveiro, na área de Sociologia da Cultura. Centra a sua investigação no domínio dos Estudos Culturais e da História Contemporânea designadamente nos estudos das memórias privadas, dos arquivos de família, da correspondência, dos diários e das autobiografias. Atualmente integra o projeto internacional Associação Arquivo dos Diários que em Portugal tem sede em Lisboa. Esta Associação tem por missão preservar, valorizar e divulgar as memórias individuais e a promoção de testemunhos transversais a todas as esferas da sociedade.
Andreia Durães Gomes
Licenciada em Ensino da História pela Universidade do Minho, em 2000, e em História (Ramo Científico), pela mesma universidade, em 2006. Foi bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Doutorada em História (área de especialização: Idade Moderna), pela Universidade do Minho, em 2018, com a dissertação “Casas de cidade: processo de privatização e consumos de luxo nas camadas intermédias urbanas (Lisboa na segunda metade do século XVIII e início do século XIX)”, que desenvolveu sob a orientação da Professora Isabel dos Guimarães Sá e do Professor Nuno Gonçalo Monteiro.
Aníbal Alves
É Professor Emérito da Universidade do Minho. Formou-se na Universidade Católica de Lovaina e foi um dos criadores da licenciatura de Comunicação Social na Universidade do Minho, tendo sido um impulsionador do Ensino Superior em Ciências da Comunicação em Portugal. Foi diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da UM, presidente do Instituto de Ciências Sociais e Vice-Reitor da Universidade. Foi o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), apostando na consolidação das relações com o espaço lusófono e ibérico.
Amália Gonçalves Fonseca
Doutorada pelo Programa Doutoral de Estudos Culturais, autora da tese de doutoramento intitulada “A transfiguração da cultura popular pelas novas tecnologias. O concelho do Sabugal em tempos de mudança”.
Ana Melo
Professora Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Braga, Portugal e investigadora do Centro de Pesquisa de Comunicação e Sociedade (desde 2004). Doutorada em Ciências da Comunicação. Ensina nas áreas de Publicidade, Comunicação Estratégica, Comunicação Territorial e Guionismo.
Ana Maria da Costa e Silva
Ana Maria Costa e Silva é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Educação em 2005 e em Psicologia em 2014. Ensina na Licenciatura em Educação e nos Mestrados em Educação, Ciências da Educação e Estudos da Criança.
António Joaquim Costa
Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Sociologia nesta mesma universidade no ano de 2005. Tem leccionado múltiplas áreas da sociologia, entre elas Teorias Sociológicas, Classes/Estratificação Social e Religião.
Carlota Santos
Professora Auxiliar do Departamento de História – Universidade do Minho. Principais áreas de investigação: Demografia Histórica, História das Populações, Biodemografia, História da Família.
Cláudio Abdo
Doutorado em Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. A tese de doutoramento teve o título: “A crise migratória na Europa: um olhar sobre os refugiados em Braga, norte de Portugal”.
Cynthia Luderer
Doutorada em Comunicação e Semiótica pelo programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio sanduíche desenvolvido junto ao programa de Antropologia da Alimentação da Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha. As suas investigações voltam-se aos temas culturais midiatizados, tendo peculiar interesse pelo processo criativo, pela análise dos discursos, pelo consumo e pela memória para compreender espetáculos como o Carnaval e, em especial, a Gastronomia.
Ece Canlı
Ece Canlı é investigadora e artista. Concluiu o seu doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o MFA pela Konstfack University College of Arts, Crafts and Design (na Suécia). As suas ferramentas de investigação incluem textos, voz, som e artefatos. O seu trabalho centra-se nas epistemologias feministas e queer, descolonialidade, regimes materiais e políticas corporais; mais especificamente, constituições sócio-espaço-materiais de género, sexualidade, raça e outras categorias de identidade.
Eduardo Jorge Duque
Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid. É Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UCP.
Esser Silva
É doutorado em Estudos de Comunicação na especialidade de Sociedade e Cultura Política. Possui mestrado e licenciatura em Sociologia, com pós-graduação em Organizações e Recursos Humanos. Dedica-se à investigação sobre “organizações”, “profissões”, “emprego” e “trabalho”. Integrou a equipa de avaliadores do impacto social e económico de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Em 2010 fez parte do grupo precursor do programa interdisciplinar “Mateus Doc.” do Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM).
Emília Araújo
Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Sociologia, em 2005. Ensina nas áreas das metodologias, cultura e tecnociência e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociologia do tempo, mobilidades e ciência.
Fábio Ribeiro
Fábio Ribeiro é atualmente Gestor de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Completou o doutoramento europeu em 2013, em Ciências da Comunicação, área de especialização de Sociologia da Comunicação.
Felisbela Lopes
Felisbela Lopes é professora associada com agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2003. Leciona disciplinas de jornalismo e desenvolve investigação em jornalismo televisivo, jornalismo da saúde e sociologia das fontes de informação.
Fernando Moreira
Doutorado em Cultura Portuguesa, é professor catedrático na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem publicado na área das Ciências da Cultura/Estudos Culturais, nomeadamente na área de cultura portuguesa e das culturas africanas de língua portuguesa.
Francine Oliveira
Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – Brasil), Francine é mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Informação e Jornalismo e doutora na mesma área, com o foco em Comunicação Intercultural, ambos pela Universidade do Minho, Portugal. Tem participado em variados projetos relacionados com a diversidade cultural e o diálogo intercultural.
Helena Pires
Helena Pires é professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2007. Ensina nas áreas de Publicidade, Semiótica e Cibercultura e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre paisagem urbana e cultura visual. É co-coordenadora do projeto “Paisagens, Cultura e Artes da Contemporaneidade”.
Helena Sousa
Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, participa há dez anos na coordenação (como Chair e Vice-Chair) da Secção de Economia Política da IAMCR. Editora do European Journal of Communication. Vice-Presidente do Conselho Científico para as Ciências Sociais e Humanidades da FCT é ainda Full Member do EuroMedia Research Group. Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Comunicação, coordena diversas atividades de natureza pedagógica e científica. Áreas de investigação: regulação dos media e políticas de comunicação, economia política da comunicação e jornalismo.
Inês Amaral
Inês Amaral é Professora Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior Miguel Torga, onde é vice-presidente do Conselho Científico e coordenadora científica da Licenciatura em Multimédia. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2012. Ensina na área da Comunicação Digital.
Isabel Macedo
Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Migrações, memória cultural e representações identitárias: a literacia fílmica na promoção do diálogo intercultural”.
Isabel Sá
Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina História da Europa Moderna. Colabora com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Jean Martin Rabot
Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina na área das Teorias sociológicas, da Sociologia da cultura, da Sociologia da arte, comunicação e média e tem desenvolvido trabalho de investigação no domínio da sociologia do quotidiano e do imaginário, da sociologia da pós-modernidade e da sociologia do média interativos.
Jenny Gil Sousa
É doutorada pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades do Minho e de Aveiro. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Membro da comissão científica da licenciatura em Animação Cultural e é coordenadora do Núcleo de Portugal da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA).
João Bartolomeu Rodrigues
João Bartolomeu Rodrigues é professor Auxiliar da Escola de Ciências Humanas e Sociais, na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Nesta instituição foi membro do Conselho Pedagógico, membro da Assembleia e membro do Senado. A principal área de investigação centra-se no âmbito das ciências da cultura, pese embora os seus interesses se repartam por múltiplos campos, percorrendo de forma transversal as questões diretamente ligadas com a educação, a História e a Cultura Portuguesa.
João Sarmento
João Sarmento é geógrafo, professor associado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho desde 1999. Defendeu o seu doutoramento em Geografia pela University College Cork, Irlanda (2001) e a agregação pela Universidade de Lisboa (2014). Publicou extensivamente nos campos da Geografia Cultural, Estudos Pós-coloniais, Estudos de Turismo, Estudos Urbanos e Pensamento Geográfico. A sua pesquisa concentra-se em Portugal, África, Oriente Médio e Ásia Central. Lecionou em mais de 20 universidades diferentes em todo o mundo.
José Carlos Venâncio
Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior. Doutorou-se em Ciências Sociais em 1984, na Universidade de Mainz (Alemanha) e agregou-se em Sociologia em 1998, na Universidade da Beira Interior. Ensina na área da Sociologia e tem investigado na área da Sociologia da Cultura, dos Estudos Culturais e dos Estudos Africanos.
José Pedro Monteiro
José Pedro Monteiro doutorou-se em história pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese sobre a internacionalização da questão do trabalho colonial no pós-Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos anos, os seus interesses de investigação têm incidido nos domínios da história internacional e transnacional e a história imperial e colonial. Publicou vários artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, sobre temas e processos conexos. Desenvolve, neste momento, um projecto de investigação que cruza estes domínios disciplinares em torno das questões da cidadania e regime de direitos no colonialismo tardio português. É desde 2021 investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
José Miguel Braga
Diretor artístico do Curso profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação da ESAS (Escola Secundária Alberto Sampaio) em Braga. Ator e encenador no âmbito do trabalho desenvolvido pelo PIF’H (Produções Ilimitadas Fora d’Horas). Professor de Interpretação na ESAS. Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Kamila Fernandes
Doutorada pelo Programa FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, com bolsa de
doutoramento financiada pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). A tese defendida foi intitulada “Informação e engajamento político: a produção de sentido no jornalismo alternativo audiovisual no Brasil, em Portugal e na Espanha”.
Liliana Oliveira
Completou o seu doutoramento em 2015, na área das Ciências da Comunicação / Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, com a tese “As universidades e a participação pública em ciência. Perceções e práticas de cientistas, profissionais de comunicação e cidadãos em Portugal e Espanha”. Tem como áreas de interesse a Comunicação de Ciência, Participação Pública em C&T e nas Alterações Climáticas, Comunicação nas Universidades e Comunicação das alterações climáticas.
Luís Cunha
Doutorado em Antropologia, na Universidade do Minho, em 2003, é Professor Auxiliar e Diretor do Departamento de Sociologia da UM. Estuda identidades sociais e nacionais, sobretudo durante o período do Estado Novo, em contexto de fronteira e a lusofonia. Interessa-se igualmente pela memória social, nomeadamente no contexto das atuais crises financeiras, políticas e sociais. É membro do CRIA (Centro em Rede de Investigação de Antropologia (CRIA). Venceu recentemente a 11.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca com a obra “Vinte Mil Léguas de Palavras”.
Luís Santos
Luís António Santos é Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2011 e é mestre em Política Internacional (SOAS – Universidade de Londres). Leciona disciplinas relacionadas com o Jornalismo e investiga em áreas relacionadas com a transição dos média para ambientes digitais (incluindo áreas como a regulação).
Luzia Pinheiro
Luzia Pinheiro é doutorada em Ciências da Comunicação desde abril de 2016 com a tese “Cyberbullying e Cyberstalking” (Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, CECS), financiada por uma BD individual da FCT (SFRH/BD/62013/2009). Principais interesses de investigação: sociologia da violência, emoções, comunicação patológica, cibercultura e comunicação, bullying, new media, cyberbullying, mobbing, game studies, entre outros.
Madalena Oliveira
Madalena Oliveira é Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2007. Ensina nas áreas de Semiótica, Comunicação e Linguagens, Jornalismo e Som e História da Comunicação e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre cultura sonora e visual.
Mafalda Oliveira
Doutorada em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, com a tese intitulada “A utilização da Internet pelos seniores: Usos e gratificações”, orientada pelo Professor Doutor Jean-Martin Rabot, realizada sob financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Manuel Albino
Doutoramento em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho no ano de 2016. É professor assistente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desde 2008, onde leciona nos cursos de licenciatura em Design Gráfico e Design Industrial. É também docente no Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) do mesmo instituto.
Manuel Gama
Manuel Gama é doutorado em Ciências da Comunicação (Sociologia da Cultura), tendo defendido a tese intitulada “Políticas Culturais – Um Olhar Transversal pela Janela-écran de Serralves”, na Universidade do Minho.
Manuel Pinto
Manuel Pinto é professor catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 1996, com uma tese sobre a TV no quotidiano das crianças. Ensina nas áreas de Estudos Jornalísticos e Literacia para os Media e tem desenvolvido investigação sobre Literacia para os Media, Sociologia dos Media e Políticas de Comunicação.
Maria da Luz Correia
Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. Ensina nas áreas de Comunicação e Cibercultura e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre cultura visual e, particularmente, fotografia.
Maria de Lurdes Macedo
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, desde 2013. Professora Auxiliar na Universidade Lusófona Porto, onde leciona na área das Relações Públicas desde 2008.
Maria João Gregório
Doutorada em Geografia, no ramo de Geografia Humana pela Universidade do Minho (2019) com tese intitulada “Lugares, redes e atores: o papel das ruínas na rede das Aldeias Históricas de Portugal”. Mestrado pela Universidade de Aveiro, em Planeamento Urbano – Ordenamento da Cidade.
Mariana Müller
Doutorada em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, defendeu a tese intitulada “O jornalismo cultural em ambiente digital: a relação Brasil-Portugal nos jornais Público e Folha de São Paulo”
Marta Noronha e Sousa
Em 2018, concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com a tese intitulada “A Propagação de Histórias Através de Múltiplos Media: Por uma tipologia de transmediação, adaptação e outras formas derivativas”. Os seus interesses de investigação estão atualmente voltados sobretudo (mas não exclusivamente) para a narrativa e a ficção entre múltiplos média e as dinâmicas e formatos narrativos no novo ambiente mediático, a sua evolução e implicações na cultura, através de uma abordagem transversal aos média.
Moisés de Lemos Martins
Professor Catedrático da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências Sociais na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo (1983). Ensina e investiga em semiótica social, sociologia da comunicação e da cultura, comunicação intercultural, estudos lusófonos.
Martin John Dale
Martin Dale é docente dos cursos de licenciatura e mestrado de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho desde 2011, em unidades curriculares na área do Audiovisual e Multimédia. Em paralelo com o serviço docente, é sócio-gerente das empresa de produção audiovisual, Formigueiro – Conteúdos Digitais Lda e Sombra Chinesa Unipessoal Lda, e jornalista da revista Variety.
Nicoletta Mandolini
Nicoletta Mandolini é Investigadora Júnior da FCT no CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) da Universidade do Minho, onde trabalha no projecto Sketch Her Story and Make It Popular. Using Graphic Narratives in Italian and Lusophone Feminist Activism. Tem um doutoramento pela University College Cork (Irlanda). Financiado pelo Irish Research Council, o seu projeto de doutoramento concentrou-se na representação da violência de género e do feminicídio em narrativas jornalísticas e literárias italianas contemporâneas.
Orquídea Ribeiro
Doutora em Ciências Humanas e Sociais – Cultura, é professora associada com agregação (em Ciências da Cultura) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem publicado na área das Ciências da Cultura/Estudos Culturais, nomeadamente na área das culturas pós-coloniais de língua portuguesa e de estudos afro-americanos. Integra as direções dos cursos de Doutoramento e de Mestrado em Ciências da Cultura da UTAD.
Paula Bessa
Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina várias Unidades Curriculares no âmbito da História da Arte e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre arte medieval e do século XVI. Membro da Comissão Científica da Rota do Românico.
Paula Dourado
Doutorada em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde julho de 2016, pós-graduada em Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos em Parceria, pela Universidade Católica Portuguesa, concluída em 2007, e licenciada em Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, concluída em 1993. Toda a sua atividade profissional, como Socióloga, se desenrola no domínio do desenvolvimento regional e das políticas públicas, da capacitação do território, das organizações e das pessoas. No domínio da investigação científica interessa-se sobretudo pela sociologia política e do desenvolvimento, pelas políticas públicas, pelas instituições, pelas recomposições sociais e território.
Paula Lobo
Doutorada em Ciências da Comunicação – Ramo de Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho. Docente da licenciatura em Comunicação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
Paula Lopes
Paula Lopes é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação. Ensina nas áreas dos estudos jornalísticos e da literacia mediática.
Pedro Andrade
Pedro Andrade é Investigador e Professor na Universidade do Minho. Doutoramento em Sociologia da Cultura na FCSH, Univ. Nova de Lisboa (2002). Ensina na área de cibercultura. Principais áreas de pesquisa: museus de arte e ciência, comunicações digitais e literacias, redes sociais digitais (Web 2.0/Web 3.0), metodologias e hipermédia.
Pedro Rodrigues Costa
Pedro Rodrigues Costa é doutorado em Ciências da Comunicação (Sociologia da Comunicação e Informação), pela Universidade do Minho, com a tese Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias Ecrãnicas (2013). É mestre em Sociologia (especialização em Sociologia das Organizações e do Trabalho) e licenciado em Sociologia. Entre as suas áreas de investigação constam as questões em torno da Cibercultura, Tecnologia e Estudos sobre redes sociais digitais. É investigador do CECS, onde integra o Grupo de Estudos Culturais e o Museu Virtual da Lusofonia.
Rafaela Granja
Doutorada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2015) e investigadora auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma universidade. A sua investigação explora a vigilância tecnológica de populações criminalizadas, as relações entre família, genética e crime e as reconfigurações das relações familiares dentro e fora da prisão. Atualmente está a desenvolver o projeto “Entre o controlo e o cuidado: A reconfiguração da vigilância genética através das tecnologias de DNA”.
Rita Ribeiro
Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Desenvolve investigação na área da sociologia da cultura e, particularmente, no domínio da identidade europeia, identidade nacional, políticas culturais, cultura e identidade local, estudos pós-coloniais. No ensino, dedica-se atualmente às áreas de sociologia da cultura, multiculturalidade e sociologia do consumo.
Rosa Cabecinhas
Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina nas áreas da Psicologia Social e Comunicação Intercultural. Vice-chair do projeto Cost “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union.
Rui Pereira
Doutorado em Ciências da Comunicação. Foi jornalista profissional entre 1982 e 2001, tendo ao longo da sua carreira recebido diversos prémios e distinções.
Sara Balonas
Sara Balonas é professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2013. Ensina nas áreas da Comunicação Estratégica e da Publicidade. O seu trabalho de investigação foca-se na reconfiguração da publicidade, compreendendo a sua função na sociedade para além do consumo e enquanto contributo para um melhor exercício de cidadania.
Sara Maia
Sara Vidal Maia é doutorada em Estudos Culturais pelas Universidades do Minho e de Aveiro, Mestre em Gestão e Planeamento em Turismo (vertente Cultura) pelo Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As suas áreas de interesse são os Estudos Culturais, os Estudos de Género, as teorias do poder/discurso e da identidade e ainda o Turismo Cultural.
Sara Matos
Sara Matos é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2020). A sua tese de doutoramento intitula-se “‘Vigiar e/ou proteger?’: Desafios da proteção de dados genéticos no combate à criminalidade no âmbito do sistema Prüm”. A investigação que desenvolveu teve como objetivo mapear o debate em torno da proteção de dados versus a vigilância e compressão de direitos individuais. Em particular, analisou a partilha transnacional de perfis de DNA no âmbito das Decisões Prüm e procurou compreender os posicionamentos dos diferentes grupos profissionais nos campos da ciência genética, da ética e do sistema de justiça a respeito dos conceitos de privacidade e proteção de dados.
Sara Pereira
Sara Pereira é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade. Doutorou-se em Estudos da Criança em 2004. Estudos das audiências, comunicação e cidadania e literacia para os media têm sido as suas principais áreas de docência.
Sheila Khan
De entre os temas que tem trabalhado destacam-se: história e literatura moçambicana e portuguesa contemporâneas, narrativas de vida e de identidade a partir do Sul Global, autoridades de memória e de pós-memória como dever de memória e coragem cívica.
Silvana Mota Ribeiro
Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Leciona nas áreas da cultura e semiótica visuais, arte, moda e comunicação estratégica. Desenvolve investigação na área dos discursos de género, análise de imagem, semiótica social, multimodalidade.
Sílvia Pinto
Licenciada Summa cum Laude em Artes Plásticas – Pintura, pela Accademia di Belle Arti di Bologna (2001) e Doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Semiótica Social, pela Universidade do Minho (2015), com uma bolsa de doutoramento da FCT. Artista Plástica & Multimédia e Professora Auxiliar na Escola Superior Artística do Porto (2001-2016), nos Cursos de Artes Visuais – Fotografia, Design e Comunicação Multimédia, Artes Plásticas e no Mestrado em Ilustração.
Susana Pimenta
Susana Pimenta é doutorada em Ciências da Cultura, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a tese “Dinâmicas coloniais e pós-coloniais. Os casos de Reis Ventura, Guilhermina de Azeredo e Castro Soromenho”. Atualmente leciona na área das ciências da cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na área das culturas lusófonas no Instituto Politécnico de Bragança. A pesquisa centra-se nas áreas dos estudos culturais e dos estudos pós-coloniais, em particular em torno das representações culturais e da memória cultural.
Vítor Sousa
Doutorado em Ciências da Comunicação (Teoria da Cultura), pela Universidade do Minho (2015). Desempenha, atualmente, funções como Gestor de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)/UMinho.
Zara Pinto Coelho
Professora Associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Nos últimos anos, tem ensinado nos campos dos estudos do discurso e da imagem visual, da pragmática da comunicação, da semiótica social e da sociologia da comunicação.