Tema do pós-doutoramento: Observations and brief cartography of existing collaboration agréments between cultural institutions and the University in the city of Braga, using cultural heritage as a means to strenght teaching-learning processes and social commitement
Resumo: Este projeto propõe encontrar exemplos de melhores práticas em instituições culturais, incluindo universidades, que agora estão a trabalhar no desenvolvimento de uma terceira missão universitária e suas responsabilidades sociais.
Tema do pós-doutoramento: In principio erat corpus idiossincrásico da Comunidade Surda e Língua Gestual Portuguesa: um diálogo entre o Direito, a Sociologia e os Estu-dos Culturais
Resumo: O presente estudo tem como base a contributo interdisciplinar dialogante entre o Direito, a Sociologia e os Estudos Culturais olhando as pessoas surdas enquanto cida-dãos de pleno direito com suas particularidades culturais e linguísticas. Com efeito, pretende-se contribuir abordagem sociojurídica sobre este tema, pois revela a existência das particulari-dades socioculturais e linguísticas da comunidade linguística, ou melhor, enquanto minoria linguística.
Tema do pós-doutoramento: Para além das fronteiras. Construção discursiva de memórias e identidades interculturais na UNILA
Resumo: Este projeto tinha por objetivo observar que a análise de construção discursiva de memórias e identidades requer, também, uma abordagem inter e transdisciplinar, na medida em que a complexidade dos problemas que envolvem os processos interculturais não pode ser respondida por apenas uma disciplina. Além da polissemia discursiva gerada e disciplinas postas em diálogo pela interdisciplinaridade, o estudo da interculturalidade e da construção discursiva de identidades e memórias na UNILA colocam em xeque os saberes disciplinares, produzindo conhecimento que atravessa seus domínios.
Tema do pós-doutoramento: Festas populares: diálogos luso-brasileiros
Resumo: Este projeto tem por finalidade traçar um estudo sobre as festas populares religiosas luso-brasileiras, especialmente as festas realizadas durante o mês de junho, as quais estão aliadas às manifestações culturais, à religiosidade do catolicismo popular e aos santos padroeiros , marcadamente presentes nas festas de São João. A pesquisa será desenvolvida nos espaços festivos da cidade de Braga (Portugal) e na cidade de Aracaju (Brasil).
Tema do pós-doutoramento: Narrativas identitárias e representações sociais na aprendizagem de línguas em contextos transnacionais
Resumo: Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivo investigar processos de construção de identidades e representações sociais de professores em formação inicial em cursos de Licenciatura em Letras/Inglês. A investigação configura-se como um estudo de caso comparativo (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992) e terá como participantes alunos de licenciatura em Letras (inglês) na Universidade do Minho (Portugal) e na Universidade de Brasília (Brasil). Esperamos que os resultados possam contribuir para uma compreensão mais clara dos processos de construção identitária em contextos transnacionais, trazendo contribuições para a agenda de educação de professores, tendo em vista as múltiplas identidades presentes na sala de aula de línguas na pós-modernidade.
Tema do pós-doutoramento: Olhando por dentro da cidadania e da igualdade de género: as (des)conexões entre a cultura jornalística e as estratégias de comunicação das organizações não governamentais.
Resumo: Este projeto visa perceber as estratégias de comunicação das ONG e outros coletivos que operam no campo da cidadania e igualdade de género em Portugal, bem como a forma como estas temáticas estão (ou não) presentes nas redações noticiosas.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho); Juana Gallego (Departamento de Media, Comunicação e Cultura, Universidade Autónoma de Barcelona) e Liesbet Van Zoonen (Departamento de Ciências Sociais, Universidade Erasmus de Roterdão).
Tema do pós-doutoramento: O Íntimo e o Privado na Esfera Pública: O Caso dos Semanários ‘O Brado’ e ‘O Ilhavense’
Resumo: Apoiada na perspetiva dos Estudos Culturais, esta investigação procura revelar as microestruturas de poder simbólico instauradas por um imaginário partilhado, suas dimensões e suas figuras identitárias tal como se apresentam no discurso jornalístico dos semanários ‘O Brado’ e ‘O Ilhavense’ nas últimas décadas do século XX e nas duas primeiras décadas do século XXI.
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho) e Maria Manuel Baptista (Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro).
Tema do pós-doutoramento: Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano
Resumo: O projeto tem como objetivo principal fomentar e qualificar as práticas de trabalho em rede dos profissionais e das organizações do setor cultural e criativo portugueses, apoiando a aquisição de aptidões, competências e conhecimentos que concorram para facilitar o acesso mais generalizado às oportunidades profissionais e para promover a cooperação cultural nacional e transnacional.
Orientação: Helena Sousa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria Immacolata Vassallo Lopes (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo) e Xosé López Garcia (Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Santiago de Compostela).
Tema dos pós-doutoramento: Da “comunidade imaginada” à “comunidade imaginativa”: possibilidades de construção de uma lusofonia inclusiva através da comunicação para o desenvolvimento (C4D).
Resumo: Partindo da ideia postulada por vários autores (e.g. Wieviorka, 2002; Warnier, 2003; Canclini, 2007) de que a diversidade de culturas constitui uma questão fundamental para a compreensão das tensões da nossa contemporaneidade, tomar-se-á por objeto a comunidade geocultural da lusofonia, numa investigação sobre as oportunidades oferecidas pela Web 2.0 ao aprofundamento da comunicação intercultural.
Através da abordagem teórico-metodológica da Comunicação para o Desenvolvimento, será estudado o contributo de conteúdos produzidos no âmbito desta investigação, a exibir no Museu Virtual da Lusofonia, para a promoção da diversidade e do diálogo entre culturas, em Portugal, no Brasil e em Moçambique.
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Armando Jorge Lopes (Universidade Eduardo Mondlane) e Muniz Sodré (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Tema do pós-doutoramento: “Cinema Império”. Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema.
Resumo: Visa-se analisar como Portugal imaginou o colonialismo através do cinema, como este traduziu reconfigurações ideológicas do Estado Novo e como foi influenciado pelas políticas coloniais francesa e britânica e respetivo modo de projeção pelo cinema. Propõe-se também analisar como as representações dos territórios coloniais foram questionadas pelos movimentos de libertação.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).
Tema do pós-doutoramento: ANLite: Audiências, Notícias e Literacia
Resumo: Pesquisas internacionais (Mihailidis, 2012; Hobbs et al, 2011; Brites, 2013; Brites et al, 2016; Brites et al, no prelo/2017) sustentam a relevância das notícias como elementos de socialização e de promoção de uma consciência crítica social. Torna-se evidente e imperativo o reforço das articulações entre a educação e a comunicação, orientadas para a cidadania ativa (Soares, 2000). Esta pesquisa visa identificar contributos para uma literacia cívico-mediática por parte de comunidades juvenis, escola, família e media noticiosos. Entre as metodologias participativas usadas, encontra-se a produção de conteúdos, entrevistas e formação.
Orientação: Manuel Pinto (Centro de Estudos e Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa) e Cindy Carter (Universidade de Cardiff).
Tema do pós-doutoramento: Relações entre Jornalismo e Literatura ao longo da História: uma aproximação histórica, temática, ontológica e comparada
Resumo: Estudo da evolução das relações entre Jornalismo e Literatura ao longo da história. Especificamente, pretendemos elaborar, a partir da construção prévia de um quadro teórico, uma abordagem metodológica ad hoc para o estudo da história comparativa das relações entre Jornalismo e Literatura, abrangendo as suas fases mais significativas através de estudos de caso concatenados.
Orientação: Manuel Pinto (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).
Tema do pós-doutoramento: CIRIS – Comunicação do risco industrial em Portugal.
Resumo: Este projeto visa investigar de que modo se dá a comunicação do risco industrial em Portugal, tendo como foco os principais atores envolvidos – indústrias, autoridades, média e público, principalmente quem vive perto das indústrias. Serão considerados os três principais complexos industriais portugueses: Matosinhos, Estarreja e Sines. A referência legal é a Diretiva Seveso. O projeto é desenvolvido no âmbito de um pós-doutoramento vinculado ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Orientação: Anabela Carvalho (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).
Tema do pós-doutoramento: Construir pontes entre as narrativas públicas e as experiências privadas – uma perspetiva de género na construção dos média sobre a taxa de natalidade
Resumo: Este projeto procura apresentar uma abordagem interativa do papel dos média como plataformas para o debate entre o declínio da taxa de natalidade e as persistentes desigualdades de género, nas esferas públicas e privadas. Estes dois complexos problemas sociais encontram em Portugal um caso particular, onde a taxa de natalidade é a mais baixa da Europa e estudos apontam inclusivamente que as perspetivas de género são raramente incluídas no discurso mediático. Considerando estes pressupostos, desenvolve-se uma metodologia de ação-investigação que pretende: a) reunir e analisar notícias e documentos públicos; b) analisar redes sociais e depoimentos de intervenientes em entrevistas semi-estruturadas; c) criação de condições para a realização de debates entre jornalistas, investigadores, ONG, entre outros, através de workshops e plataformas online.
Orientação: Rosa Cabecinhas (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra) e Olga Bailey (Universidade de Nottingham Trent – Reino Unido).
Tema do pós-doutoramento: Regulação na internet: uma análise global da perspetiva Portuguesa e Europeia
Resumo: O acesso à Internet atinge, nos dias de hoje, mais de 2 biliões de utilizadores. O crescimento da World Wide Web tem suscitado discussões sobre a regulação dos conteúdos online. Este projeto pretende, assim, refletir sobre a integração de Portugal no debate internacional sobre este tema, em assuntos como a proteção dos jovens, direitos de autor, privacidade, e-commerce, vigilância, etc. Neste sentido, este estudo aponta uma perspetiva crítica sobre a forma como a regulação da Internet está a ser pensada na Europa, comparada com outras experiências no mundo.
Orientação: Helena Sousa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho), Maria Michalis (Universidade de Westminster, Reino Unido).
Tema do pós-doutoramento: O “outro” e o imaginário mediático
Resumo: Estudos culturais, sociologia, filosofia e teorias do jornalismo compõem o quadro teórico deste projeto. Pretende-se analisar os discursos mediáticos que abordam a temática dos refugiados do Médio Oriente (“o outro”), interrogando práticas comuns na representação destes grupos, silenciamentos e mecanismos de exclusão. A amostra desta observação compreende os jornais Expresso e Público (Portugal), Folha de São Paulo e O Globo (Brasil).
Orientação: Moisés de Lemos Martins (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho).